Em reunião com a PF, senadores cobram agilidade no caso Genivaldo

Caso Genivaldo: Senadores se reúnem com a PF para cobrar agilidade (Foto: PF)

A comitiva de senadores que integram a Comissão de Direitos Humanos estão reunidos nesta segunda-feira, 13, na sede da Polícia Federal em Sergipe para acompanhar as investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Umbaúba.

De acordo com o presidente da Comissão, senador Humberto Costa (PT-PE), o objetivo da vinda dos parlamentares a Sergipe é para cobrar agilidade no tocante à apuração dos fatos que envolvem o caso. Em publicação nas redes sociais, o senador disse ainda que esse monitoramento é importante porque há a impressão que as coisas estão caminhando lentamente. “O Brasil quer uma resposta urgente diante daquela cena de horror filmada na viatura da PRF, com todo aquele gás sufocando Genivaldo. Tratava-se de um trabalhador, que apenas cometeu o “crime” de não usar o capacete”, escreveu o parlamentar.

Senadores em Sergipe

Os parlamentares chegaram a capital sergipana nas primeiras horas da manhã desta segunda, 13, e teve como um dos primeiros compromissos uma reunião com o governador Belivaldo Chagas (PSD) no Palácio dos Despachos, sede do governo estadual.

As investigações

A investigação sobre a morte de Genivaldo está sendo realizada em conjunto pelo MPF/SE e Polícia Federal. A Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), o Conselho Federal e os advogados dos familiares já se manifestaram a favor do pedido de prisão dos policiais envolvidos. Mas o MPF/SE explicou em outra oportunidade que a medida é excepcional e que, no momento, o foco é a coleta de provas.

Entenda

A morte de Genivaldo – que ocorreu após uma abordagem da PRF/SE – repercutiu em todo o Brasil e ganhou destaque na mídia internacional. No comunicado de ocorrência, os policiais confirmaram que utilizaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo e disseram que houve “reiterada desobediência” e “resistência” por parte de Genivaldo. O Instituto Médico Legal (IML) divulgou que Genivaldo morreu devido à asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais