Emancipação do Estado é celebrada no Palácio Olímpio Campos

Data celebra 190 anos da emancipação política de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)
Em homenagem aos 190 anos da emancipação política de Sergipe, o palácio Olímpio Campos montou uma programação especial durante toda esta quinta-feira, 8. Logo pela manhã, às 9h houve a solenidade cívica do governo do Estado com o hasteamento da bandeira e passagem em revista à tropa da Polícia Militar. Em seguida o pesquisador Luiz Antônio Barreto realizou uma palestra sobre a emancipação do Estado.

Durante a palestra o historiador e pesquisador Luis Antônio Barreto disse que o 8 de julho não é apenas uma data, mas processo de emancipação. “A contextualização da independência de Sergipe acontece junto com a independência do Brasil, a conseqüência desse processo em Sergipe teve forte influência na economia”, afirma.

Entre o público presente também estiveram autoridades e políticos
Luis Antônio continua e conta que antes da emancipação do Estado todo o esforço produtivo de Sergipe era para abastecer as capitanias da Bahia e Pernambuco. “Após isso passamos a ter uma econômica própria, o termômetro da mudança é Aracaju que foi a cidade portuária que inicialmente exportava açúcar. Depois passamos a ter outras culturas como o algodão, e por fim o Petróleo com a vinda da Petrobras que deu uma nova face a economia do Estado”, diz.

O historiador disse ainda que o processo de emancipação continua se desdobrando no futuro. “O Estado está sempre passando por mudanças e isso tudo é fruto desse processo de independência, hoje somos um dos melhores índices de desenvolvimento humano do nordeste”, conta.

Luis Antônio Barreto conta que processo de emancipação mudou a economia do Estado
Durante o feriado, o Palácio-Museu estará aberto à visitação em horário normal, das 10 às 17hs. A apresentação dos Canarinhos de Sergipe e a programação para o período da tarde foram canceladas devido a adequações à lei eleitoral.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais