Embarcação ‘Lars Grael’ é a primeira do tipo a operar em Aracaju

Diretores da Delba Marítima e Comandantes do navio
Logo mais, às 16h30 desta segunda-feira, 5, será batizada a primeira embarcação rebocadora que começa a operar em Aracaju – a AHTS Lars Grael. O barco, pertencente à Delba Marítima, prestará serviços para Petrobras no auxílio à manutenção das plataformas litorâneas de Sergipe e Alagoas. Para auxiliar a embarcação será instalada uma base de apoio em Aracaju, o que marca o retorno da Delba Marítima à capital.

A empresa começou suas operações em Aracaju há 30 anos, e atualmente concentrava suas ações em Macaé, Rio de Janeiro. O ‘Lars Grael’, que foi fabricado na China e trazido para o Brasil pela Delba, é a quarta embarcação rebocadora da empresa e a única no Nordeste. O nome, em homenagem ao iatista, foi uma escolha do Conselho Diretor da empresa.

“Acho que o nome do Lars retrata uma história de força e superação, que tem muito a ver com o navio. Além de ele ser um homem do mar e um grande atleta brasileiro”, comenta Christian de Berail, diretor geral da Delba. O rebocador tem a missão de dar suporte às plataformas, levando produtos químicos, mantimentos, água e o que for necessário para os embarcados.

“Além disso, com a instalação da base de apoio o mercado local é movimentado por conta dos fornecedores de equipamentos, lanchas…” complementa Christian. O AHTS está funcionando desde o dia 28 de janeiro, com 13 tripulantes e equipamentos de última geração. 

O barco

O comandante do ‘Lars Grael’ é o experiente Manoel Teixeira, que guia a embarcação há quatro semanas. “O início é um período de adaptação. Mas esse é um navio muito bom, que anda muito”, falou empolgado o Cmte. Manoel. Com 22 anos de ofício, o ceraense agora se prepara para estar entre Aracaju e Maceió.

Dentro dos equipamentos do barco encontram-se os rádios e telefones por satélite para comunicação externa além dos equipamentos de radares. Dois radares de última geração auxiliam na navegação, com o sistema anti-colisão ARPA, e um transponder, para evitar acidentes com outras embarcações.

A cerimônia de batismo, que acontece hoje à tarde, será realizada no Iate Clube e conta com a presença do homenageado, Lars Grael. Todo o corpo diretor da Delba, representantes da Petrobras e o governador Marcelo Déda estarão reunidos para saudar o esportista.

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais