Emgetis alerta sobre perigos de exposição na internet

O administrador de Banco de Dados, Jânio Oliveira, dá algumas dicas (Foto: divulgação)

Com os novos tempos e a nova facilidade de contato que a internet nos proporciona, muitas pessoas têm buscado relacionamentos via internet, porém, apesar de toda acessibilidade que esta nos traz, é necessário ter certo cuidado com o que se publica.

Com perguntas como “O que você está pensando?”, do Facebook; “O que você está fazendo?”, do Twitter; “Onde você está?”, do Foursquare; a exposição da vida privada é quase total, com isso cada vez são mais comuns os crimes da rede, como informações furtadas, uso indevido de fotos, bullying virtual e até seqüestros.

Para evitar que isso aconteça, o administrador de Banco de Dados, Jânio Oliveira, da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), dá algumas dicas de como se prevenir nas Redes. “O básico seria primeiramente conhecer as regras de privacidade, o que se pode divulgar publicamente e o que se pode deixar apenas na modalidade privada. É preciso evitar se expor, tantos em relação aos dados pessoais, quanto ao que você está fazendo no momento”, diz.

Ferramenta

Além dos cuidados básicos, como saber as regras de funcionamento de cada rede e de privacidade, o usuário deve selecionar com cautela o acesso ao que se é publicado, já que a maioria das redes sociais oferece a ferramenta de bloqueio, apesar de muitas pessoas não terem conhecimento disso.

A opção consiste em bloquear o acesso ao seu perfil para qualquer pessoa, fazendo com que só amigos tenham a possibilidade de visualizar informações do usuário, evitando assim a circulação em massa das suas informações.

Além da ferramenta de bloqueio, de acordo com Jânio Oliveira, uma dica para os pais é observar os filhos na rede. “Sigam sempre os seus filhos que utilizam as redes sociais, e tentem fazer parte do grupo de convívio deles para realmente saber com quem eles estão se comunicando. Isso irá ajudar muito na hora de orientá-lo a utilizar de forma segura a internet”, coloca.

Fonte: Emgetis

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais