Emgetis investe em novos equipamentos para Data Center

Foto: Ascom Casa Civil
Responsável por prover a infraestrutura de tecnologia da informação (TI) aos órgãos que compõem a administração pública estadual, a Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) adquiriu novos equipamentos para a modernização do Data Center, visando ampliar a capacidade de processamento e de hospedagem de informações corporativas. Na última quinta-feira, 18, os membros do Conselho de Administração da Emgetis conheceram os novos equipamentos instalados em uma estrutura compacta denominada rack, que abriga hardware de 16 servidores do tipo blade.

“Uma das atividades desta modernização será a “consolidação dos servidores em uma única estrutura, racionalizando recursos como espaço e energia, além de permitir um melhor gerenciamento e operacionalização técnica do ambiente”, explicou o presidente da Emgetis, Ulisses Benedito de Paula.

O diretor de Tecnologia, Milson Leite Barreto conta que, com o processo, haverá uma otimização de investimentos e compartilhamento de recursos tecnológicos com os diversos órgãos do Estado. Paralelamente, a Emgetis trabalha ainda para ampliar a segurança deste Data Center que, de acordo com Milson Barreto, ocorrerá com a implantação de uma sala cofre em parceria com o Banese.

“A utilização desses novos equipamentos representa um avanço significativo para a Emgetis, que passará a prestar serviço com muito mais segurança à Rede Governo. Além disso, haverá também investimento em novas salas de treinamento e em sistemas aplicativos para que os servidores sejam capacitados a utilizar essas ferramentas, melhorando o atendimento ao cidadão”, declara  Oliveira Júnior, secretário de Estado da Casa Civil, órgão ao qual a Emgetis é vinculada.

Data Center

O conceito de Data Center deriva de sua própria denominação, que significa centro de dados. Para ser mais preciso, o Data Center é uma estrutura composta por equipamentos de pequeno e grande porte que hospeda e processa dados com tecnologia avançada.

No caso do Data Center da Emgetis, estão armazenadas informações das diversas secretarias e órgãos da administração pública estadual, como dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), informações relacionadas com o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os sistemas Compras Net e da Folha de Pagamento da Secretaria de Estado da Administração (Sead), o correio eletrônico Expresso, o ambiente de produção do Detran, entre outros.

O armazenamento e processamento destas informações são feitos por meio de equipamentos chamados de servidores corporativos do tipo blade. Estes equipamentos estão instalados em uma estrutura física organizada, que facilita a manutenção e a administração dos mesmos. O tráfego de entrada e saída de dados fica a cargo do Core da Rede Governo, ou seja, o núcleo onde estão instalados aparelhos que interligam os servidores à internet e à própria Rede Governo. 

As novas aquisições possibilitarão uma expansão total de 416 gigabytes de memória RAM, distribuída em 10 servidores de 32 gigabytes de memória cada, e 06 servidores de 16 gigabytes cada, todos os 16 servidores com dois processadores de quatro núcleos.

O ambiente que abriga o Data Center na Emgetis é equipado com no-break e gerador  próprios, garantindo o fornecimento de energia e ar condicionado ininterrupto e pessoal de suporte 24 horas por dia. Todo esse aparato tem o objetivo de evitar quedas de energia, superaquecimento de equipamentos e lentidão de acesso.

Fonte: Ascom Emgetis

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais