Emsurb vai plantar 30 mil árvores até o fim do ano

Projeto contemplou mais de 29 locais diferentes, entre a zona sul e norte
Entre um passeio e outro pela cidade de Aracaju é possível notar a ampliação de áreas verdes, através do plantio de árvores nativas em espaços públicos, um trabalho que está sendo executado por meio do projeto ‘Plantando Cidadania”. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A primeira etapa do projeto foi lançada em maio de 2009 e teve como meta o plantio de 5 mil mudas ao longo das praças e canteiros localizados em ruas e avenidas. Em 2010, com o lançamento da segunda etapa, a meta é plantar 30 mil mudas até o final do ano. Considerada uma característica fundamental no planejamento da cidade, a arborização urbana revela uma importante função para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com a ampliação da massa arbórea na cidade de Aracaju as mudanças poderão ser percebidas a médio e longo prazos. Outro aspecto positivo da arborização é a contribuição da flora para o crescimento da fauna. Exemplo disso está no Parque Augusto Franco (Sementeira), que, ao longo de cinco anos, tornou-se um refúgio para diversas espécies de aves. Atualmente, o parque reúne 112 espécies de árvores, entre frutíferas, exóticas e da Mata Atlântica.

Ações

Nesta segunda etapa do projeto foram plantadas até o momento 3.406 árvores das mais variadas espécies, como craibeira, cajueiro, pitanga, mangueira, felícia, jambo, entre outros. No Residencial Governador Celso de Carvalho, localizado na Zona de Expansão de Aracaju, 903 árvores serão cultivadas.

Até o momento o projeto contemplou mais de 29 locais diferentes, entre a zona sul e norte de Aracaju.

Irrigação

O engenheiro agrônomo Francisco Ney explica que, para manter as árvores, é preciso fazer um trabalho de irrigação diária. Foi pensando nisso que a Gerência de Áreas Verdes intensificou o plantio no período de chuva. “Estamos aproveitando o fator climático para aumentar o plantio e com isso ter a certeza de que as mudas irão crescer”, disse.

“A irrigação artificial não é tão eficiente quanto a irrigação natural e isso nos tem motivado a expandir a quantidade de árvores na cidade, principalmente nos locais mais distantes e de difícil acesso”, frisa. “Nesse caso, aproveitando o período de chuva, temos uma economia muito grande. Tanto em termos financeiros, porque não precisamos fazer o deslocamento de carros-pipas, como para o sucesso do plantio”, comenta.

Contribuição

A importância do ‘Plantando Cidadania” para a preservação do meio ambiente despertou o interesse de escolas, órgãos públicos e demais entidades com fins socioeducativos. Durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, um grupo de amigos, integrantes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB-Sergipe), deu sua contribuição para o crescimento da arborização da cidade de Aracaju. Foram plantadas 100 mudas em uma encosta localizada no Parque da Cidade.

Na ocasião o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney, registrou a importância de parcerias. “Foi muito importante participar da atividade. Essa parceria com a União dos Escoteiros do Brasil deverá ser ampliada para que possamos promover o plantio de mais árvores”, ressaltou.

Projeto

Com a meta de plantar 30 mil mudas de árvores este ano, o projeto ‘Plantando Cidadania” tem como objetivo melhorar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

As árvores a serem plantadas em toda a cidade são de porte pequeno (Flor de Abril e Pitanga), médio (Angico Vermelho, Araçá Cagão, Aroeira, Azeitona do Mato, Bacupari, Brasileirinho, Caju Precoce, Faveiro, Graviola, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Louro Pardo, Pau D”Alho, Pau Brasil e Porangaba) e grande (Casuarina, Craibeira, Felício, Jambo Vermelho Neem Indiano, Tamarindo, Tamboril e Teca).

Com informações da Ascom/Emsurb

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais