Encceja 2020: candidatos aguardam a realização da prova

Para a edição do Encceja 2020 em Sergipe, do total de inscritos, 4.833 farão as provas do Ensino Fundamental e 21.111 farão as provas do Ensino Médio. (Foto: Ascom/Seduc)

No próximo dia 29 de agosto cerca de 25.944 sergipanos irão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita destinada àqueles que, por alguma ocorrência, não tiveram acesso à escola em idade regular, favorecendo a esses cidadãos, sobretudo, o ingresso no mercado de trabalho e o acesso ao ensino superior.

Para a edição do Encceja 2020 em Sergipe, do total de inscritos, 4.833 farão as provas do Ensino Fundamental e 21.111 farão as provas do Ensino Médio. José Augusto dos Santos e Brenno Silva dos Santos são pai e filho que neste ano farão a prova para obter a certificação do Ensino Médio. Eles são um exemplo de como a rotina exaustiva de trabalho pode interferir no ensino, mas que oportunizam no Encceja a continuação dos estudos.

Aos 43 anos, José Augusto relembra um passado no qual se viu obrigado a escolher entre estudar ou trabalhar. Aos 23 anos de idade deixou a escola e passou a trabalhar como executor de serviços básicos, o que garantiu a renda da família na época, mas agora busca na conclusão dos estudos uma nova oportunidade para cursar uma faculdade. “Eu trabalho na área de segurança, então futuramente quero fazer um curso nessa área para conseguir um emprego melhor”, contou. Já o filho Breno planeja iniciar o curso de graduação em Educação Física.

Erinaldo Santos Vasconcelos tem 38 anos e também fará a prova na próxima semana. Ele conta que quando morava na zona rural do município de Nossa Senhora do Socorro, trabalhava em lavouras de mandioca e milho. Era esse trabalho que garantia a alimentação de seus pais e demais familiares, porém foi a motivação pela qual o afastou da sala de aula. “Eu conheci o Encceja com os meus colegas, então percebi que poderia realizar o sonho de concluir os estudos e entrar para a faculdade em uma área de que gosto, que é gestão financeira”, relatou Erinaldo.

De acordo com o coordenador da Divisão de Exames e Certificação (DIEX/Seduc), professor Edson Aragão, com a aproximação da data de realização das provas do Encceja 2020 é necessário lembrar que todos os inscritos devem consultar previamente o local e horário das provas, bem como os documentos obrigatórios para realização.

“Para oportunizar a preparação aos 25.944 jovens e adultos que farão as provas do Encceja no próximo domingo, a Seduc disponibilizou simulados e vídeos de revisão nas diversas áreas do conhecimento com a finalidade de proporcionar a esse público uma melhor preparação para as provas nesse momento tão complexo de pandemia”, explicou Edson Aragão.

Para acessar o local de prova e horário, acesse o site do Encceja. É necessário estar de posse dos documentos e um celular. Insira o número do CPF para acessar a página e, em seguida, confirme o contato telefônico e siga o passo-a-passo a partir do recebimento do código enviado por SMS para o contato telefônico informado. Imprima o cartão de confirmação e compareça ao seu local de prova.

Fonte: Ascom/Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais