Energisa orienta sobre cuidados no período chuvoso

Ventos, chuvas fortes e árvores podem provocar acidentes (Foto: Energisa)

Com chuvas fortes e raios, é importante redobrar a atenção com alguns cuidados para prevenir acidentes, pois essas condições climáticas podem provocar a queda de árvores na rede elétrica, além de outros objetos, que podem provocar a ruptura de cabos elétricos. A Energisa Sergipe reforça sobre os principais cuidados nessas situações durante o período chuvoso.

O gerente de Operações da Energisa em Sergipe, Wellington Aranha, alerta que ao encontrar um cabo partido por conta das chuvas, a orientação é não utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o cabo, devido ao risco de choque elétrico. “Somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade”, orienta.

Em caso de chuvas com raios e trovões, a orientação é nunca ficar em campo aberto e procurar abrigo imediatamente. “Não se abrigue embaixo de árvores. Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios. Não fique debaixo estruturas metálicas ou árvores durante temporais com raios”, reforça Wellington.

Para quem está em casa durante as chuvas, a recomendação é retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas. Não utilizar aparelho conectado à tomada durante temporais e evitar utilizar o chuveiro elétrico. É importante que a rede elétrica da residência ou comércio possua sistema de aterramento, conforme norma vigente.

A Energisa está atuando conforme previsto em seu plano de contingência com o reforço das equipes de campo, operação e atendimento para restabelecer com rapidez e segurança o fornecimento de energia. Em casos de ocorrências de falta de energia, a população pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento:

Fonte: Energisa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais