Ensinando Matemática através da arte

0

“O Fantasma do Se”. Este é nome da produção teatral que promete ir além das fronteiras do Estado de Sergipe. A peça, que educa brincando e fazendo arte através de figuras geométricas e de seus conceitos, leva este nome porque, segundo o autor do texto, Anderson Sant´Anna, todo fantasma vive a lamentar sobre seus problemas e o “Se” levanta sempre a questão em uma linguagem metafórica. Todos os questionamentos apresentam explicações que giram em torno da Geometria Analítica. “O Fantasma do Se” está englobado na proposta do Padrão Curricular Nacional – PCN, do MEC, que solicita que o teatro eduque e informatize o ensino sem banalização, de tal maneira que o aluno aprenda sem sentir que está aprendendo. O texto, que foi escrito por Anderson Sant´Anna, contou com o trabalho interdisciplinar dos professores Joselito, de Física e Matemática; Sandra, de Português; Denise, de Redação e Lourdinha e Fátima, de Artes. Fazem parte do cenário, painéis, figuras geométricas, e muitas cores, artifícios utilizados para a melhor aprendizagem da criança. “O trabalho desenvolvido é bastante integrado. O painel, ao longo do texto, se modifica e envolve a todos”, diz Anderson. A peça, além de educar sobre as diversas formas geométricas, fala também do preconceito, quando cita o círculo e o quadrado de forma metafórica. “Esta é uma experiência que envolve muita cultura, toda desenvolvida de acordo com os PCN´s”, diz Júlia Alta Sá Trindade, diretora do Colégio Tobias Barreto. Mais informações pelo telefone (0xx79) 9141-1306.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais