Equipamento meteorológico é instalado na Embrapa




Aparalho foi instalado em Dores / Foto: Divulgação Embrapa 
Realizar previsões de tempo e medições climáticas, com responsabilidade científica e exatidão, para orientar os produtores rurais no plantio e colheita, a indústria e o comércio, bem como a comunidade científica nas pesquisas, além de auxiliar as autoridades de segurança na prevenção de catástrofes.

Este é o objetivo dos telepluviômetros e plataformas de coleta de dados (PCDs) instalados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh) em todos o Estado. O primeiro telepluviômetro de uma série de 18 foi inaugurado na quarta-feira, 20, no Campo Experimental Jorge do Prado Sobral, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), no município de Nossa Senhora das Dores, no Médio Sertão Sergipano.

De acordo com o coordenador de meteorologia da Semarh, Overland Amaral todos os 18 telepluviômetros da primeira remessa, importados dos EUA, serão instalados até fevereiro e cobrirão as cinco grandes bacias fluviais de Sergipe. Os telepluviômetros medem e preveem, com três meses de antecedência, aspectos como quantidade de chuva e umidade do solo. Já as PCDs são capazes de medir diversas condições climáticas, como ventos, pressão atmosférica e temperatura. Existem 13 PCDs em atividade em Sergipe hoje.

Com os novos aparelhos instalados, Sergipe terá a maior cobertura de medição de tempo e clima do pais, com acesso a informações online, segundo revelou Overland.

Para o pesquisador da Embrapa Cleso Pacheco, que faz pesquisas com milho, os dados coletados e o monitoramento de chuvas e umidade podem ajudar a determinar as melhores práticas de manejo e épocas de plantio, além de auxiliarem no desenvolvimento de cultivares mais resistentes a pragas e doenças. “Com o aparelho instalado no próprio local dos experimentos, os resultados são mais precisos e o processo de trabalho com os dados mais rápido e eficiente”, disse.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais