Escola pretende integrar e educar comunidade do Santa Maria

A etapa municipal do complexo educacional Vitória de Santa Maria foi inaugurada nesta segunda-feira, 12. A escola denominada Papa João Paulo II irá abrigar 705 crianças, desde o berçário até o fim do ensino fundamental. Além disso, são 70 vagas de emprego para funcionários. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira, 19, e a última etapa a ser inaugurada no complexo é o parque poliesportivo.

Segundo o coordenador geral da escola, Cléverton de Almeida, o principal diferencial da educação dada no colégio é o aspecto da criação de uma cultura integrada. “É um projeto ambicioso, porque nós queremos educar a comunidade através do aluno e da família. Eles precisam de uma atenção especial”. Esse objetivo seria conseguido através da rotina estabelecida na escola.

Cléverton de Almeida, coordenador da escola
Os alunos irão trabalhar na horta, terão aulas de iniciação musical e um horário de recreio diferenciado. Além disso, nos seis meses iniciais estará funcionando o projeto ‘Em busca da identidade’. “A idéia é que o aluno se identifique pertencente à comunidade, para evitar a depredação da escola. A partir daí vamos aumentando o grau de complexidade dessa consciência, partindo para normas de convivência familiar e comunitária”, relata Cléverton.

Além do projeto pedagógico diferenciado, a escola é tida pela secretária municipal da Educação, Teresa Cristina Cerqueira, como a de melhor estrutura física. “É muito gratificante estar inaugurando essa escola, não só porque ela é a melhor escola de educação infantil do Estado, mas porque ela está localizada numa comunidade que mais precisa”, disse Teresa Cristina.

O vice-governador, Belivado Chagas, e o prefeito Edvaldo Nogueira
A mãe Luzia Pontes teve uma alegria dupla com a escola. Além de poder ver as duas filhas estudando mais perto de casa, ela, que estava desempregada, vai trabalhar no local. “Estávamos precisando de uma escola dessas. Tinha muitas crianças que estavam fora da escola, e as mães deixavam sozinhas em casa para ir trabalhar”, relata Luzia.

O prefeito Edvaldo Nogueira vê a escola como uma obra importante para o bairro Santa Maria. “É a continuidade da educação num nível de crescimento. Nós temos que buscar isso. E o Santa Maria é um bairro que tem tido da prefeitura muita atenção”, disse Edvaldo.

O complexo educacional Vitória de Santa Maria foi fruto de uma solicitação do Ministério Público Estadual, percebendo a alta quantidade de crianças fora da escola naquele bairro.

“Nós estamos encarando essa segunda fase com muita alegria. E a comunidade já tem tido respostas. As crianças têm garantidas as vagas aqui nessa escola”, disse Orlando Rochadel, promotor do Ministério Público que idealizou o projeto do complexo educacional.

 

 

 

Matérias Relacionadas

Matrículas do Vitória de Santa Maria iniciam em breve

É grande a procura de vagas na escola Vitória de Santa Maria

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais