Espaço da cachaça é inaugurado hoje

A cachaça é uma bebida tipicamente brasileira, mas cujas origens estão perdidas pela história mundial. A aguardente é derivada da cana de açúcar e é obtida através da fermentação de vários tipos de álcool, entre eles o etílico. A palavra vem do grego, ácqua ardens e significa “a água que pega fogo”. São os árabes que descobrem os equipamentos para a destilação semelhantes aos que conhecemos hoje.

Os primeiros colonizadores, num engenho da Capitania de São Vicente, entre 1532 e 1548, descobrem o vinho de cana de açúcar, a Garapa Azeda. É uma bebida limpa e os senhores de engenho passam a servir o tal caldo, denominado “cagaça”, para os escravos. Daí nasce a cachaça.

Toda essa história serve apenas para anunciar que os amantes da bebida terão um espaço disponível na Fazenda Boa Luz para degustar a aguardente.

 

Será inaugurado hoje, logo mais às 10 horas, a Casa da Cachaça e da Tilápia. Serão colocadas à disposição cerca de 500 marcas de cachaça, 90% delas provindas do Estado de Minas. A casa também servirá tira-gostos à base da Tilápia. Em seguida, artistas da terra farão um show para jornalistas e autoridades convidadas.

Paralelamente, ocorre o lançamento da exposição fotográfica desenvolvida pelos biólogos José Bezerra e Marcelo Cardoso. O primeiro foi o idealizador e o segundo o responsável pelas fotos. A exposição faz parte do projeto de educação ambiental “Aprenda na Fazenda”.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais