Estádio abandonado preocupa moradores do Santa Maria

0

Arena está totalmente abandonada há pelo menos oito meses
Moradores do bairro Santa Maria têm reclamado do abandono de um campo de futebol localizado naquelas imediações. A Arena de Esportes José Mendonça dos Santos, conhecida por “Dequinha” está abandonada há pelo menos oito meses. Segundo os populares, o que sobrou da estrutura do local tem servido de abrigo para marginais e para o consumo de drogas.

O Dequinha conta com um campo de futebol, duas arquibancadas e ainda dois banheiros que deveriam servir como vestiários. As portas dos sanitários não existem mais, assim como vasos e pias. Parte das telhas foi roubada e sobraram apenas as paredes e parte da estrutura do telhado, um cenário perfeito para a ação dos bandidos. No local, restos de comida, peças de roupa, fezes e pichação.

Banheiros estão sujos, sem pias e vasos e pichados
“Eu tenho medo de passar por aqui à noite. Tem muito malandro, e já houve até estupro lá dentro” diz a estudante Karilândia Alves. A jovem afirma, ainda, que não há policiamento no local. “Sei que pelo dia alguns meninos costumam jogar no campinho, mas eu mesma nunca brinquei lá”,
completa a estudante.

Já o vendedor Eduardo Alves, que trabalha numa loja em frente ao Dequinha, diz que não lembra há quanto tempo o estádio está abandonado, mas que pelo menos há oito meses se deu conta da situação. “É comum os marginais aproveitarem o local para consumir drogas. Os banheiros são utilizados também para a prostituição”, acrescenta Eduardo.

Policiamento

A estudante Karilânia tem medo de passar pelo local à noite
Segundo o tenente-coronel Jackson, do 1º Batalhão da Polícia Militar (PM), duas viaturas da PM realizam um policiamento ostensivo em toda a área do Santa Maria, mas que não é voltado apenas para a arena de esportes. “Nosso policiamento inclui toda a comunidade, mas a segurança no estádio é de responsabilidade de quem administra o local”, afirma o tenente-coronel.

Novo complexo esportivo

Responsável pela administração do Dequinha, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL) deverá construir no local o Complexo Esportivo do Santa Maria. É o que garante o secretário Murício Pimentel. “Assumi a secretaria há seis meses e aquela arena esportiva já se encontrava naquele estado deplorável. Nós estamos seguindo um planejamento e um cronograma, de modo que muito em breve aquele campinho deteriorado dará lugar a um verdadeiro complexo poliesportivo para a comunidade do Santa Maria”, afirma Maurício Pimentel.

Segundo ele, o projeto do novo complexo já está pronto e aprovado, basta apenas que alguns trâmites sejam resolvidos para que sejam iniciadas as obras. “Nós vamos recuperar toda aquela área. Vamos atender a mais de mil crianças da comunidade, com escolinhas de futebol, basquete, handebol, vôlei, boxe e artes marciais. E após a inauguração do complexo, faço questão de administrar pessoalmente esse espaço”, declarou o secretário, sem informar, no entanto, uma previsão de quando começam as obras do complexo esportivo.

Questionado pelo Portal Infonet se não seria o caso de derrubar as ruínas dos banheiros, para que elas não possam mais dar guarida aos marginais, o secretário disse que aquela estrutura será reaproveitada na reforma, por isso não pode ser demolida.

Por Helmo Goes e Raquel Almeida

Comentários