Estádio abandonado preocupa moradores do Santa Maria

Arena está totalmente abandonada há pelo menos oito meses
Moradores do bairro Santa Maria têm reclamado do abandono de um campo de futebol localizado naquelas imediações. A Arena de Esportes José Mendonça dos Santos, conhecida por “Dequinha” está abandonada há pelo menos oito meses. Segundo os populares, o que sobrou da estrutura do local tem servido de abrigo para marginais e para o consumo de drogas.

O Dequinha conta com um campo de futebol, duas arquibancadas e ainda dois banheiros que deveriam servir como vestiários. As portas dos sanitários não existem mais, assim como vasos e pias. Parte das telhas foi roubada e sobraram apenas as paredes e parte da estrutura do telhado, um cenário perfeito para a ação dos bandidos. No local, restos de comida, peças de roupa, fezes e pichação.

Banheiros estão sujos, sem pias e vasos e pichados
“Eu tenho medo de passar por aqui à noite. Tem muito malandro, e já houve até estupro lá dentro” diz a estudante Karilândia Alves. A jovem afirma, ainda, que não há policiamento no local. “Sei que pelo dia alguns meninos costumam jogar no campinho, mas eu mesma nunca brinquei lá”,
completa a estudante.

Já o vendedor Eduardo Alves, que trabalha numa loja em frente ao Dequinha, diz que não lembra há quanto tempo o estádio está abandonado, mas que pelo menos há oito meses se deu conta da situação. “É comum os marginais aproveitarem o local para consumir drogas. Os banheiros são utilizados também para a prostituição”, acrescenta Eduardo.

Policiamento

A estudante Karilânia tem medo de passar pelo local à noite
Segundo o tenente-coronel Jackson, do 1º Batalhão da Polícia Militar (PM), duas viaturas da PM realizam um policiamento ostensivo em toda a área do Santa Maria, mas que não é voltado apenas para a arena de esportes. “Nosso policiamento inclui toda a comunidade, mas a segurança no estádio é de responsabilidade de quem administra o local”, afirma o tenente-coronel.

Novo complexo esportivo

Responsável pela administração do Dequinha, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL) deverá construir no local o Complexo Esportivo do Santa Maria. É o que garante o secretário Murício Pimentel. “Assumi a secretaria há seis meses e aquela arena esportiva já se encontrava naquele estado deplorável. Nós estamos seguindo um planejamento e um cronograma, de modo que muito em breve aquele campinho deteriorado dará lugar a um verdadeiro complexo poliesportivo para a comunidade do Santa Maria”, afirma Maurício Pimentel.

Segundo ele, o projeto do novo complexo já está pronto e aprovado, basta apenas que alguns trâmites sejam resolvidos para que sejam iniciadas as obras. “Nós vamos recuperar toda aquela área. Vamos atender a mais de mil crianças da comunidade, com escolinhas de futebol, basquete, handebol, vôlei, boxe e artes marciais. E após a inauguração do complexo, faço questão de administrar pessoalmente esse espaço”, declarou o secretário, sem informar, no entanto, uma previsão de quando começam as obras do complexo esportivo.

Questionado pelo Portal Infonet se não seria o caso de derrubar as ruínas dos banheiros, para que elas não possam mais dar guarida aos marginais, o secretário disse que aquela estrutura será reaproveitada na reforma, por isso não pode ser demolida.

Por Helmo Goes e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais