Estado começa a vacinar contra o rotavírus

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou pelo Estado a distribuição das doses de vacina contra o rotavírus, vírus causador da diarréia. A distribuição está sendo feita nas centrais regionais de Estância, Itabaiana, Maruim, Propriá, Nossa Senhora da Glória e Lagarto, que ficarão encarregadas de repassar para os municípios.

A partir de hoje, 6, a vacina entra no calendário do Programa Nacional de Imunização Infantil, do Ministério da Saúde. Assim, o Brasil passa a ser o primeiro país a implantar a vacinação no calendário oficial.

O rotavírus é o principal causador da diarréia, principalmente em crianças de até três anos. A vacina será oferecida rotineiramente, de acordo com o calendário de vacinação. Não haverá campanha de mobilização.

Toda criança entre dois e três meses de idade deve receber a primeira dose da vacina, que será aplicada por via oral. A segunda dose será dada entre o quarto e quinto mês de vida, mas só em quem recebeu a primeira dose.

De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Sândala Teles de Oliveira, a partir deste mês a vacina estará disponível nos postos de saúde dos 75 municípios sergipanos.

Transmissão – O vírus é transmitido pelo contato pessoa a pessoa ou com objetos contaminados. A vacina será aplicada via oral, em duas doses, em crianças de seis semanas a três meses e meio. Por ter o vírus vivo atenuado, a medicação não oferece reação nos bebês.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais