Estudo mostra que 27,2% dos municípios teve redução na população

A publicação “Tendências Demográficas: uma análise da amostra do Censo demográfico 2000” apresentou dados que mostram que a população de quase 27,2% dos 5.507 municípios do país sofreu redução entre 1991 e 2000. O documento com as informações, foi lançado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A próxima atualização desse estudo será feita com a realização do próximo censo populacional previsto para 2010.

Dentre os que sofreram redução destacam-se Ilhéus (BA), Nilópolis (RJ), São Caetano do Sul (SP) e Teófilo Otoni (MG). Nestes 1.496 municípios o resultado tem relação direta com a criação de novos municípios durante o período avaliado. A maioria deles tinha população de até 50 mil habitantes e juntos concentravam 14,6 milhões de moradores.

Os dados apontam ainda grandes pólos de perda populacional em regiões do extremo norte do Rio Grande do Sul e em áreas próximas à fronteira com a Argentina; no oeste de Santa Catarina, na parte central do Paraná e fronteira com o Paraguai e nos municípios paranaenses que fazem limite com o estado de São Paulo.

A situação também foi considerada crítica em um corredor de municípios que vai de Minas Gerais até a Bahia. Na região Nordeste, as principais perdas ocorreram nos municípios da fronteira de Alagoas e Pernambuco e nas regiões centrais da Paraíba e do Piauí. Na região Centro-oeste, os principais pontos foram os municípios do norte e oeste do estado de Goiás e na região Norte, municípios pouco habitados do sudoeste regional.

Além disso, o estudo mostra também  que 39,8%, ou seja, 2.193 municípios tiveram crescimento populacional anual entre 0% ou 1,5%, abaixo da média nacional de 1,6% ao ano. Dentre  eles os destaques foram as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Vitória. Juntos, estes municípios concentravam 63,5 milhões de habitantes, ou seja, 37,4% da população brasileira. Já 1.164, o eu representa 21,1% dos municípios tiveram crescimento médio de 1,5% a 3,0% ao ano.

Os destaques foram as capitais Salvador, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Belém, Goiânia, São Luis, Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, João Pessoa, Cuiabá, Aracaju e Porto Velho. Apenas 654 municípios, ou 11,9% do total, apresentaram um ritmo de crescimento anual superior a 3,0%, dentre eles Manaus, Florianópolis, Macapá, Rio Branco, Boa Vista e Palmas.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais