Evento da FAPITEC/SE premiará jornalistas e pesquisadores

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) – instituição vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec) – realizará terça-feira, 15, às 8h, no Auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) a entrega do Prêmio FAPITEC/SE de Divulgação Científica e o Seminário de apresentação dos resultados parciais das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR).

Os profissionais de jornalismo do Portal Infonet, Carla Sousa e Diógenes Souza, receberão na próxima terça-feira, 15, o Prêmio FAPITEC/SE de Divulgação Científica. Eles foram os vencedores na categoria Jornalismo Científico – Profissional e Estudante. A solenidade de entrega será às 8h, no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS).

As matérias que renderam o prêmio foram: ‘A mágica de cozinhar com o Sol’, da jornalista Carla Sousa, e ‘Jovens abandonam esporte aos 15 anos, diz estudo’, do estagiário em jornalismo Diógenes Souza.

Prêmio

Instituído em comemoração aos 10 anos da FAPITEC/SE de fomento à pesquisa em Sergipe, o Prêmio tem como objetivo incentivar a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e a comunicação científica. Em uma iniciativa inédita no Estado serão premiados jornalistas, pesquisadores e estudantes que trabalham no intuito de destacar a relevância da C,T&I para os avanços do desenvolvimento social e econômico de Sergipe, fomentando a produção, a difusão científica e popularização do conhecimento científico.

A comissão avaliadora do Prêmio foi formada por quatro especialistas, o pró-reitor adjunto de pós-graduação e pesquisa da UNIT Temison José dos Santos, o chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros Edson Diogo, responsáveis por julgar as categorias Pesquisador FAPITEC/SE e Jovem Pesquisador; pela professora do Departamento de Comunicação e Artes da UFS Sônia Aguiar e pela diretora de redação da Aperipê TV, a jornalista Regina Gressler, responsáveis por julgar as categorias Jornalismo Científico Profissional e Jornalismo Científico Estudante.

Os avaliadores consideraram os trabalhos apresentados bons e aprovaram esta primeira iniciativa da FAPITEC/SE em premiar aqueles que contribuem para a divulgação e para a popularização da ciência. “Receber a premiação é um grande prestígio e incentivo, pelo fato da FAPITEC ser um órgão respeitado e conceituado de fomento à ciência. A escolha dos premiados, sem dúvida é o reconhecimento de seus trabalhos diante da comunidade científica”, declarou Edson Diogo.

Para a jornalista Regina Gressler o prêmio é um estimulo para a imprensa, já que aborda uma temática ainda pouco divulgada em Sergipe.“Este prêmio vem para estimular, pois falta esta aproximação da pesquisa científica com a sociedade. O jornalista pode e deve cumprir o papel de mediador, mostrando a relevância da ciência e da tecnologia na vida dos cidadãos”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais