Evento discute direitos e desafios das empregadas domésticas

Encontro acontece no Sindicato das Domésticas (Foto: Portal Infonet)

Empregadas domésticas do Estado de Sergipe participam neste sábado, 7, do I Encontro Estadual de Trabalhadoras Domésticas. O evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher acontece na sede do Sindicato das Domésticas e discute os direitos e os desafios das empregadas domésticas.

A presidente do sindicato, Maria Aparecida Dantas, afirma que é preciso conscientizar e orientar as trabalhadoras domésticas para que elas não permitam que seus direitos sejam lesados. De acordo com Aparecida, ainda há muita desvalorização e desrespeito a trabalhadora doméstica.

Louisa Acciari e Maria Aparecida afirmam que as domésticas precisam ser conscientizadas de seus direitos (Foto: Portal Infonet)

“A doméstica ainda é muito desvalorizada, os direitos não são cumpridos, sofrem assédio sexual, discriminação e muito preconceito. São muitos casos abusivos que ainda acontecem e a doméstica precisa saber quais são seus direitos e exigir que sejam cumpridos”, diz.

Louisa Acciari, fiscal de programa da Federação das Trabalhadoras Domésticas, conta que o Encontro faz parte de uma campanha nacional de conscientização das domésticas no que diz respeito a Convenção 189 que garante os direitos iguais as demais categorias. Outro assunto tratado no encontro é um problema grave enfrentado pelas domésticas que estão sendo registradas como Micro Empreendedora Individual (MEI) pelo empregador.

“O que tem acontecido é que o empregador tem colocado sua trabalhadora doméstica como diarista ou MEI para não ter que se responsabilizar e não ter que implementar os direitos trabalhistas. Sabemos que a doméstica não tem a liberdade de um empreendedor. Dificilmente elas podem escolher seu horário, suas tarefas, enfim, não é como uma pessoa que tem seu próprio negócio. A ideia é conscientizar elas uma a uma para que criem essa capacidade de pressão e de negociação para exigir que seus diretos sejam cumpridos”, ressalta.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais