Exclusivo: delegacia fechada e PM´s dormindo

0

O prédio é novo, mas a delegacia está fechada
Em Riachão do Dantas, distante 99 km da capital sergipana, a população assustada com o aumento da violência foi surpreendida com o fechamento da única delegacia do município. De acordo com um aposentado que mora vizinho ao prédio, a delegacia está fechada há mais de uma semana. “Por aqui acontece muito roubo principalmente de motos, a gente vive como Deus quer. A gente passa na delegacia e não resolve nada e agora pior porque está fechada”, lamenta o aposentado.

A equipe do Portal Infonet esteve no local na tarde da última quarta-feira, 24, e constatou o prédio fechado com cadeados nas portas e portões. Apesar do medo de muitos moradores em falar sobre o assunto, o silêncio foi rompido por um policial militar que não deseja ser identificado, mas relatou as péssimas condições de trabalho

Há 12 Km da delegacia policiais dormem
que o antigo delegado enfrentava, ele foi transferido há cerca de duas semanas da delegacia.

Segundo o militar, a delegacia que atende uma população de mais de 20 mil pessoas contava apenas com um investigador e um escrivão e que o único posto policial do município fica em um povoado distante 12 km da sede e que não tem linha telefônica. Ele conta que o único meio de comunicação é um orelhão que a cerca de 10 metros do posto.

A reportagem do Portal Infonet pegou a estrada para o Povoado Tanque Novo e foi surpreendida com o Posto Policial José Glória dos Santos também fechado. Após alguns minutos batendo à porta, um policial militar abriu e disse que estavam dormindo.

Dentro do posto policial a falta de estrutura do local chama a atenção. Celas com as grades

No posto não tem linha telefônica para a população
quebradas, falta de água para o efetivo e higiene precária. O militar que estava no local pediu para não ser identificado com medo de represálias, mas reclamou do descaso da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e disse que a obra da nova delegacia de Riachão já está concluída, mas não sabe por que a delegacia ainda está fechada.

SSP

O Coordenador das delegacias do Interior, Fernando Melo, informou que o novo delegado de Riachão do Dantas assume o cargo na próxima segunda-feira, 29. Fernando Melo disse ainda que com a inauguração do Centro Integrado em Segurança Pública a população vai poder contar com um efetivo maior de policiais civis e militares.

O coordenador esclareceu ainda que os militares que atuam em Tanque Novo não serão transferidos para a nova delegacia. “Será uma nova equipe de civis e militares que vão trabalhar de forma integrada”, conta Fernando Melo.

Confira as fotos da delegacia e do posto policial.

Por Kátia Susanna

Comentários