Exposição que celebra 152 anos do Atheneu acontece até 2 de dezembro

(Foto: Seduc)

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense iniciou nesta segunda-feira, 24, a exposição intitulada “O Atheneu Sergipense e a Juventude Secundarista”, como parte das celebrações dos 152 anos da instituição. A exposição ocorre através de uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas) e permanecerá aberta para visitação até o dia 2 de dezembro.

Depois de dois anos de restrições em função da pandemia, que impossibilitou uma devida celebração aos 152 anos da instituição, o diretor escolar Daniel Lemos, relembra a importância de celebrar esse momento. “Passamos por dois anos sem comemorações presenciais, mas estamos em um momento em que a escola está se revisitando, abrindo novos espaços, reinaugurando outros, firmando parcerias etc. O nosso desejo é que tudo que aconteceu hoje seja um pacto para o futuro da escola. Nós estamos comemorando os 152 anos e fazendo planos para os anos vindouros”, disse.

Desde 2005, o Atheneu Sergipense e o Centro de Educação e Memória desenvolvem atividades a partir da perspectiva de salvaguardar histórias e memórias de práticas educativas vivenciadas durante vários anos dentro e fora da sala de aula. O diretor do Cemas, João Paulo Gama, explica que a exposição foi idealizada para fortalecer a memória sergipana. “A ideia de fato foi trabalharmos com sentimento de pertencimento, de memória e afeto por uma fase tão importante da nossa vida que é aquela em que estamos na escola, não só da sala de aula, estudo e disciplinas, mas também das brincadeiras, desfiles etc. É uma oportunidade para relembrarmos os alunos que escreviam em jornais estudantis, as competições, troféus, medalhas e mesmo as imagens que esses alunos produziram ao longo do tempo”, disse.

A professora Eva Maria Siqueira Alves compõe o Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense e fez parte da equipe de curadoria da exposição. “A cada ano desde 2005 fazemos uma atividade comemorativa ao aniversário do Atheneu, que é a escola pública mais antiga de Sergipe. Este ano gostaríamos de trazer presencialmente uma exposição mostrando as atividades dos antigos alunos, seja em desfiles, formaturas, jogos. E tudo que está aqui nessa exposição é fruto do que está salvaguardado no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense”, contou.

O jovem Kaio Luan, da 3ª série do Ensino Médio, esteve na abertura da exposição para conhecer um pouco mais das memórias estudantis do lugar que é a sua segunda casa. “Eu acho muito interessante como a escola propõe esse tipo de atividade para os alunos, podendo participar ativamente, o que não só facilita a nossa aprendizagem, mas também nos dá o sentimento de pertencimento”.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEDUC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais