Exposição revela significados dos “Símbolos do Natal”

Presépio: homenagem ao nascimentode Jesus
Desde o último dia 5 de dezembro, o Museu do Homem Sergipano (Muhse) exibe a mostra “Símbolos do Natal”, uma re-leitura da obra da artista Hélia Barreto sobre os ícones dos festejos natalinos. A exposição tem como objetivo fazer uma abordagem histórica para mostrar os significados dos símbolos popularmente apreciados nesta época do ano. 

De acordo com a diretora do Muhse, Terezinha Alves de Oliva, essa re-leitura visa não só mostrar a presença natalina em Sergipe, como fez Hélia Barreto, mas fazer uma abordagem geral para que as pessoas entendam o Natal de forma mais ampla. “Queríamos mudar um pouco o sentido da exposição, sem dar um caráter muito específico”, diz a diretora.

 

Os símbolos natalinos estão caracterizados pelo presépio, árvore de Natal, Papai Noel, anjos, luzes, estrelas, presentes, dentre muitos outros. “De todos esses, os mais visitados e admirados ainda são o presépio, a árvore e o Papai Noel. É muito interessante como as pessoas se identificam com esses símbolos”, explica Terezinha.

 

Exposição quer mostrar a origem dos símbolos natalinos
Ela fala ainda sobre o significado de cada um deles. “O presépio representa o nascimento do menino Jesus; a árvore significa frutos e prosperidade; Papai Noel, a bondade e o carinho; as estrelas querem dizer renovação e assim por diante. É uma época de confraternização, de harmonia, tudo gira em torno disso”, completa Terezinha.

 

Uma peça de teatro de bonecos também faz parte da exposição e conta, numa linguagem mais simples e divertida, a origem de vários símbolos natalinos. O Museu do Homem Sergipano está situado à rua Estância, 228, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17. A exposição fica em cartaz até a próxima sexta-feira, 21.

Por Jéssica Vieira e Gabriela Amorim

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais