Faixas exclusivas: mais de 500 multas foram aplicadas em outubro  

O dado foi divulgado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Foto: SMTT)

Aracaju registrou no mês de outubro 506 autuações nos corredores de mobilidade da Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco. O dado foi divulgado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), nesta quarta-feira 22.

O número abrange os veículos que circularam indevidamente pelas faixas exclusivas, em seu 1° mês de funcionamento.

De acordo com a SMTT, o condutor deve ter responsabilidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não apenas para evitar multas, mas para garantir a segurança do pedestre, que é o principal ator no cenário do trânsito, justamente porque é o mais vulnerável.

Para o condutor que desrespeitar a faixa exclusiva, a infração é considerada grave com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$293,47.

Quem pode trafegar

Nas faixas exclusivas do corredor Hermes Fontes, além dos ônibus do transporte público, estão autorizados a trafegar somente táxis, transportes escolares e veículos oficiais devidamente caracterizados. No entanto, táxis e transportes escolares não podem realizar embarque e desembarque dentro deste corredor.

Já os corredores Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco dispõem de padronização dos horários. Com isso, a proibição de circulação dos automóveis pelas faixas exclusivas é de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h e de 16h às 19h. Táxis, transporte escolar e veículos oficiais caracterizados também têm livre circulação nessas faixas.

por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais