Falta de energia deixa 11 municípios sergipanos sem água

Abastecimento de água é comprometido com falta de energia (Foto: arquivo Portal Infonet)

Desde a terça-feira, 31, foi registrada uma crise no abastecimento de água em 11 municípios sergipanos. De acordo com informações da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o problema é consequência de uma falha no fornecimento de energia elétrica.

Com o problema, observado na terça, 31, e também no primeiro dia de 2020, ficaram sem água as comunidades residentes na zona rural dos municípios de Amparo do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Aquidabã, Graccho Cardoso, Cumbe, Feira Nova, Gararu e Nossa Senhora das Dores. Em Nossa Senhora da Glória, além dos moradores da zona rural também foram afetados os conjuntos residenciais Cohab, Alto da Glória, Divineia e as Fábricas.

Em nota enviada à redação, a assessoria de imprensa da Deso informou que o abastecimento de água será restabelecido gradativamente, assim que o fornecimento de energia elétrica também for normalizado. “A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d’água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios”, destaca a nota.

Para casos de emergência e pedidos de serviços, os clientes podem enviar informações pelo telefone, ligando 0800 079 0195. A Companhia de Saneamento elege como prioridades os serviços solicitados por creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Energisa

Em nota, a assessoria da Energisa informou a falta de energia naqueles municípios foi consequência das fortes chuvas. “Ocorreu uma descarga atmosférica que afetou a estrutura de uma das subestações da Deso, que por sua vez comprometeu o abastecimento de água dos municípios citados pela companhia de saneamento”, destaca a nota.

Na nota, a Energisa assegura que a falha no funcionamento da subestação da Deso “é decorrente da ausência de uma estrutura de segurança capaz de absorver uma carga elétrica maior sem danificar o equipamento”.  A empresa entende que, com base na Resolução Normativa nº 414 da Aneel, a responsabilidade pela manutenção do sistema de energia da subestação que abastece os municípios citados seria da Deso. “A Energisa ressalta ainda, que tem atuado no local tão logo foi acionada e restabeleceu o fornecimento de energia desde a tarde de ontem, 1º de janeiro”.

por Cassia Santana

*A matéria foi atualizada às 13h52 para informações enviadas pela Energisa
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais