Falta de energia interromperá abastecimento de água no Alto Sertão

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informa que nesta terça, 12, os municípios de Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, parte de Nossa Senhora da Glória, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão estarão com o abastecimento de água suspenso em razão da manutenção na rede elétrica efetuada pela Energisa, que atende o sistema de bombeamento da adutora do Alto Sertão no horário das 7:30 às 11:40hs. O reabastecimento de água nesses locais ocorrerá gradativamente em até 48 horas a partir da conclusão dos serviços de manutenção na rede elétrica.

De acordo com o diretor presidente da Deso, Max Montalvão, a relação entre falta de abastecimento de água e falta de energia deve-se ao uso de motobombas elétricas para bombeamento de água. A Deso trabalha com sistema de motobombas movidas a eletricidade. São elas que retiram a água dos rios e bombeiam a água nas estações intermediárias, dando força ao fluxo.

“Quando o terreno dá condições de se conduzir água por meio da gravidade, não há necessidade delas. Mas nem sempre é assim. Só na adutora do Alto Sertão trabalhamos com cinco sistemas de motobombas elétricas”, disse. Montalvão acrescentou que a falta de energia não é a única causa da falta d’água: defeitos na motobomba e problemas na adutora também podem parar o fornecimento.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais