Fapitec lança editais para apoio a realização de eventos

(Foto: arquivo Sedetec)

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), divulga nesta terça-feira, 22, três editais de apoio à realização de eventos. São eles: o edital nº 10/2023 – Programa de Apoio à Realização de Feira de Ciências; o edital nº 11/2023 – Programa de Apoio à Realização de Eventos (Praev) de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em áreas estratégicas do estado; e o edital nº 12/2023 – Programa de Apoio à Realização de Hackathons. Os recursos para a execução dos programas são oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec).

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, o trabalho realizado pela Fapitec vem mudando o cenário da ciência no estado. “Temos muitos editais lançados já esse ano e muitos que ainda serão. Vejo que a fundação tem desempenhado um trabalho excelente de fomento à pesquisa,  à ciência, à inovação tecnológica, e agora, a eventos destas áreas”, pontua o secretário.

De acordo com o presidente da Fapitec, Alex Garcez, os editais buscam impulsionar eventos e atividades relacionadas à ciência e à inovação em variadas áreas. “Além de promover as pesquisas, acreditamos ser fundamental fomentar também estes eventos, afinal, neles é possível apresentar trabalhos e evidenciar os estudantes e pesquisadores que atuam diariamente nestas áreas”, explica.

Programa de Apoio à Realização de Feira de Ciências (Edital nº 10/2023)

O edital visa  apoiar a realização de uma Feira de Ciências no Estado de Sergipe em 2023,  incentivando a produção de experimentos e estimulando o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva enriquecendo os estudantes no despertar de vocações, além de incentivar o uso das pesquisas no âmbito do Estado de Sergipe.

Programa de Apoio à Realização de Evento de CT&I (Edital nº11/2023)

O objetivo deste programa é fornecer apoio para a realização de eventos ligados à ciência, tecnologia ou inovação de reconhecida relevância, dentro do estado. As áreas estratégicas de interesse são: Petróleo e Gás, Energias Renováveis, Turismo, Agricultura e Pecuária, Tecnologia e Produção, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Pesca e Aquicultura, Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial.

Programa de Apoio à Realização de Hackathons (Edital nº 12/2023)

O Hackathon é uma maratona de caráter educacional voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, com foco na proposição de novas soluções tecnológicas inovadoras para as carências de mercado e ou sociais. O edital 12/2023 busca  fomentar atividades relacionadas à ciência e tecnologia, com ênfase na criatividade, na atitude científica e na inovação. Ao unir em um mesmo espaço pessoas talentosas e prontas para trabalhar em equipe, os hackathons tornam-se verdadeiros ambientes de experimentação e mudança de padrões.

Recursos

Os recursos para a execução dos Programas são oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Sedetec. Para o edital nº 10, o investimento é de 37.900,00; no edital nº 11, os recursos totalizam R$ 90.000,00 para a realização de eventos de abrangência nacional, regional ou local.

Já o edital nº 12/2023 disponibiliza auxílio financeiro destinado aos coordenadores das propostas aprovadas, no valor global de R$ 100.000,00. Além disso, parte dos recursos poderá ser destinada para premiação das três melhores equipes participantes do hackathons.

Mais informações sobre os editais podem ser obtidas no site www.fapitec.se.gov.br/editais

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais