Feira leva orientações sobre segurança alimentar

O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 5 (Foto: Edinah Mary)

A Praça Fausto Cardoso, localizada no Centro de Aracaju, ficou ainda mais movimentada na manhã desta quarta-feira, dia 5, com a realização da ‘Feira da Semana da Alimentação’ pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Com a temática ‘Agricultura Familiar: Alimentar o mundo, cuidar do planeta’, a ação foi alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, e visou conscientizar a sociedade acerca dos cuidados para manter uma alimentação adequada de forma sustentável e permanente.

Na oportunidade, foram apresentados aos visitantes os diversos projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado na área da segurança alimentar e nutricional, transmitindo orientações e promovendo ações pró-saúde, a exemplo da aferição de pressão arterial, medição de peso e altura, cálculo de IMC e orientação nutricional; além da exposição sobre como cultivar uma plantação de verduras.

José Messias dos Santos, de 30 anos, é autônomo e aproveitou a oportunidade para saber mais sobre os cuidados com a sua saúde e sobre como manter uma alimentação adequada. “Recebi novas informações e aprendi um pouco mais com profissionais especializados na área sobre as diferenças e benefícios de cada tipo de alimento, principalmente em relação à qualidade nutritiva de cada um. Aprender é sempre bom, porque nos conscientiza ainda mais sobre como está a nossa saúde, que a gente acredita que está bem, mas nem sempre é assim. Então, prevenir e cuidar nunca é demais”, afirma.

A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Rosane Cunha, prestigiou a feira e registrou a importância da parceria entre a Seides e o Consean na realização de uma iniciativa tão importante para o público em geral, por contribuir com a contínua execução de políticas públicas na área da segurança alimentar e nutricional. “Mais uma vez a Seides se soma ao Consean para possibilitar que as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional alcancem toda a população tanto do interior como da capital, através da disponibilização de novas informações e orientações referentes ao tema, amplamente discutido e avaliado por especialistas da área”, ressalta.

Na avaliação do presidente do Consean, Gil Marcos Carvalho, a parceria com a Seides foi essencial para a consolidação exitosa da Feira da Semana da Alimentação, que inovou nesta edição. “A nossa ideia com essa feira é trazer os alimentos agrícolas produzidos nos municípios sergipanos para serem expostos e comercializados, assim como já acontece nas Feiras da Agricultura Familiar, projeto desenvolvido pela Seides em parceria com o Consean. A novidade este ano é que pretendemos levá-la também para os outros municípios, além da capital. Para isso, estamos buscando firmar parcerias com as Prefeituras Municipais de cada cidade”, explica. 

A parceria da Seides com o Consean se deu através do fornecimento de toda a estrutura física da feira, além da apresentação de programas executados pela secretaria na área de segurança alimentar e nutricional, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Feira da Agricultura Familiar.

A ‘Feira da Semana da Alimentação’ também contou com a parceria da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus), Federação dos Quilombolas, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) e Caritas.

Fonte: Seides

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais