Feriado de Corpus Christi altera funcionamento no dia 30

Festa católica é feriado nacional (Foto: Arquivo Portal Infonet

Neste dia 30, a Igreja Católica celebra a festa de Corpus Christi, relembrando a instituição da santa Eucaristia. Seguindo o feriado nacional, a data modifica o funcionamento de diversos órgãos no Estado, e na capital sergipana, a Prefeitura Municipal decretou ponto facultativo no dia 31 de maio. Para programar suas atividades no dia de descanso, confira o que abre e fecha na capital sergipana.

Supermercados

As unidades das redes GBarbosa, Hiper Bompreço e Extra estarão fechadas durante o feriado, e retomarão as atividades normais no dia seguinte. Os supermercados fecham as portas às 23h da quarta-feira, 29, e reabrem às 7h da sexta-feira, 31.

Shoppings

O shopping Riomar modificará seu horário de funcionamento durante o dia 30. A praça de alimentação e o Game Station estarão abertos das 12 às 22h, e o restaurante Ferreiro Grill estará disponível a partir das 12h. Já no shopping Jardins, estarão em funcionamento a partir das 12h as praças de alimentação Arcos e Jardins, o Sweet Play e os restaurantes Ferreiro, Senzai, Pasta Fast e Moinho. Nos dois centros, o cinema seguirá o horário da rede Cinemark. As demais lojas estarão fechadas, e retomarão seu funcionamento a partir das 10h do dia 31.

Mercados e Feiras

No dia 30, os Mercados Centrais funcionarão até às 12h, enquanto as feiras livres acontecerão normalmente segundo o horário local. Os mercados setoriais, no entanto, permanecerão fechados. As atividades voltam ao normal na sexta-feira.

Hospitais

Apesar do decreto que estabelece o ponto facultativo, os atendimentos médicos de urgência serão oferecidos regularmente durante o dia 30 nos unidades de Saúde da zona Norte (Nestor Piva) e zona Sul (Fernando Franco).

Parques

Os parques da Cidade, Sementeira e Parque dos Cajueiros funcionam normalmente no feriado.

Hemose

O Hemose estará aberto nesse feriado de 8h às 12h para quem quiser doar sangue. O doador deve ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde, ter acima de 50 quilos, não ingerir alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação, e não ter tomado vacina nos últimos 30 dias. Maiores informações pelos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

Comércio

O comércio não funcionará no feriado retornando as atividades normalmente na sexta-feira, 31.

Museus

Por conta do feriado de Corpus Christi, os museus da capital e do interior, vinculados ao Governo de Sergipe, funcionarão em horário especial. O Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado em São Cristóvão, e o Museu Afrobrasileiro, em Laranjeiras, unidades gerenciadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), estarão fechados para visitação na quinta-feira, dia 30. As duas unidades das Secult reabrirão as portas na sexta-feira, dia 31, em horário normal. Os turistas e a população em geral podem visitar esses espaços de memória para conhecer um pouco da história de Sergipe, sempre de terça a domingo, no horário das 10h às 16h. As outras duas unidades museais da Secult, o Museu de Arte Sacra e a Casa de Cultura João Ribeiro,  localizadas em Laranjeiras, permanecem fechadas temporariamente para realização de reparos. Em Aracaju, o Museu da Gente Sergipana, unidade vinculada ao Instituto Banese, abrirá em horário normal, das 10h às 16h. Já o Palácio-Museu Olímpio Campos, vinculado à Casa Civil, estará fechado para visitação no feriado de quinta-feira, mas reabrirá as portas na sexta-feira, dia 31.

Repartições públicas

Neste feriado não haverá expediente nas repartições públicas estaduais, mas conforme decreto estadual de N° 28.990 de 28 de dezembro de 2012, haverá expediente normal nesta sexta-feira, 31. Com isso, todos os órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo funcionarão em expediente normal após o feriado de Corpus Christi.

Nas unidades da Prefeitura Municipal de Aracaju também não haverá expediente no feriado. Na sexta-feira, 31, o prefeito João Alves Filho decretou ponto facultativo.

* A matéria foi alterada às 15h08 para acréscimo de informações

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais