Feriado de Corpus Christi

0

Como costume dos anos anteriores, a festa de Corpus Christi será comemorada com três procissões que se encontram na Catedral Metropolitana, localizada no centro de Aracaju.

 

Logo após a missa, que acontece às 15h nas igrejas São José, Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes, a procissão com o Santíssimo Sacramento sairá de cada uma das três paróquias e se encontrará na matriz.

 

No início da noite, um show com orações será realizado na praça Olímpio Campos, em frente à Catedral Metropolitana. 

Corpus Christi

O Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue.

 

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do ‘Cristo todo’ no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de ‘contemplar’ as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração.

 

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais