Férias: Energisa alerta sobre os riscos de pipas na rede elétrica

Os municípios com maior número de ocorrências são Aracaju, seguida por Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão

Mais de 47 mil clientes foram impactados este ano. (Foto: Energisa)

Empinar pipa é uma brincadeira tradicional, especialmente durante o período de férias escolares. No entanto, quando realizada próxima à rede elétrica, pode representar riscos à segurança da população e provocar interrupções no fornecimento de energia.

Entre janeiro e junho de 2026, foram registradas 35 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica, que impactaram diretamente mais de 47 mil clientes na área de concessão da Energisa. Os municípios com maior número de ocorrências são Aracaju, seguida por Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

O gerente de Operações da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss, alerta sobre os principais cuidados. “É uma brincadeira simples, mas que pode trazer riscos se não for praticada no local adequado. A recomendação é empinar pipas apenas em áreas abertas e longe da rede elétrica, além de jamais tentar retirar pipas presas nos fios”, orienta.

Aracaju lidera o número de ocorrências, com 20 casos registrados somente este ano. Os bairros com maior incidência são Porto Dantas, Olaria e Piabeta. A Energisa investe continuamente em tecnologias para minimizar o impacto dessas ocorrências para os clientes.

“A distribuidora realiza monitoramento 24 horas por meio do Centro de Operação Integrado, além de contar com religadores automáticos e sistemas tecnológicos que contribuem para garantir a continuidade do fornecimento de energia em ocorrências como essa de pipa na rede elétrica”, reforça Thyago.

Dicas para soltar pipas com segurança:

-Evite materiais perigosos: nunca utilize fios metálicos ou papel laminado, pois conduzem eletricidade e podem causar choques fatais.

-Não arrisque sua vida: se a pipa ficar presa na rede elétrica, não tente retirá-la.

-Use linhas seguras: não utilize cerol ou linha chilena. Além de poder causar ferimentos graves ou até mortes, esses materiais podem danificar a rede elétrica.

-Não jogue objetos na rede: arames, correntes ou cabos de aço podem provocar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

-Atenção ao clima: não solte pipas em dias de chuva ou com ventos muito fortes. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Em caso de fios caídos: mantenha distância e acione a distribuidora pelo 0800 079 0196.

Fonte: Energisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais