Férias: saiba mais sobre como economizar energia

Aprenda mais sobre redução de consumo no Espaço Energia

Com o início das férias escolares é preciso redobrar a atenção em casa com o consumo de energia, já que as crianças e adolescentes vão permanecer mais tempo em casa. A Energisa dá dicas de como utilizar aparelhos como ventilador, geladeira, computadores e televisão de forma consciente.

O especialista em Eficiência Energética, Pedro Lins, alerta que um dos principais desafios nesse período de férias é estabelecer limites para evitar o uso exagerado de eletroeletrônicos. “Além da proximidade do verão, o uso desses equipamentos por mais tempo em casa por causa das férias, pode aumentar o consumo de energia elétrica. Por isso, a importância de utilizar com moderação. Ações simples como desligar a televisão quando não estiver assistindo e retirar os aparelhos de jogos e computador da tomada podem ajudar a reduzir o consumo”, explica Pedro.

Para quem quer aproveitar as férias e aprender mais sobre hábitos conscientes, o Espaço Energia tem uma estação com tour virtual que orienta sobre como usar a energia de forma consciente em cada cômodo da residência. O tour virtual permite o visitante percorrer cada espaço da residência e ir conhecendo os eletrodomésticos e quais ações podem ser realizadas para reduzir o consumo de energia.

Segundo Pedro Lins, além do tour virtual o espaço educacional conta com mais 15 estações de conhecimento que trazem experiências sensoriais e equipamentos tecnológicos O visitante começa a experiência no planetário com projeção em 180° mostrando o início da energia no universo. Em seguida, é possível conhecer a história da energia com os grandes cientistas. As outras estações trazem orientações sobre segurança, a história da Energisa em Sergipe, cinema 7D mostrando os caminhos da energia elétrica, entre outros atrativos.

“É uma ótima opção de lazer para quem vai estar de férias, além de aprender mais sobre como economizar de energia de forma lúdica e divertida. A entrada é gratuita, basta fazer o agendamento”, explica Pedro Lins.

A visita guiada tem duração média de uma hora e precisa ser agendada com antecedência pelo telefone 3085-9668. O horário de funcionamento do Espaço Energia durante a semana é das 7h30 às 17h30 com intervalo para almoço das 11h30 às 13h30. No sábado e domingo, o horário de funcionamento é das 13h30 às 17h30.

Mais dicas de redução de consumo

-Computadores e Notebooks: Evite o modo stand-by, pois também consome energia. Utilizar o recurso de economia do monitor pode ajudar.
-Ar-condicionado: 23ºC é uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado e lembre-se que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.

-Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.

-Geladeiras e freezers: esses eletrodomésticos devem ficar o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar.
 Televisão: Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada.

Fonte: Energisa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais