Festa da padroeira de Aracaju deve atrair milhares de fiéis

0

Neste sábado, 8, quando é comemorado o dia da padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, a Arquidiocese de Aracaju está preparando uma grande festa. As comemorações tiveram início no último dia 29 com o novenário e as missas celebradas diariamente e como todos os anos a reverência à Santa irá culminar com uma procissão e missa campal na Catedral Metropolitana, que deve reunir mais de 70 mil fiéis.

 

“Tanto nos novenários como também na procissão e na missa solene temos recebidos bastante fiéis todos os anos. A estimativa do ano passado era de 60 a 70 mil, mas este ano esperamos receber um público muito maior, até mesmo porque será num sábado”, explica o vigário geral da Arquidiocese de Aracaju e pároco da Catedral Metropolitana, Jerônimo Nunes Peixoto.

 

Para atrair novos fiéis o padre explica que em geral a metodologia de trabalho tem sofrido algumas

Padre Jerônimo Peixoto
alterações, proporcionando uma celebração mais próxima da vida do povo através de abordagens de temáticas que dizem respeito aos acontecimentos da vida e da igreja. “Além disso, a gente tem acolhido bem as pessoas. Acolhimento é a palavra de ordem da nossa paróquia. Isso faz com que as pessoas se sintam valorizadas e venham”. Ele destaca também, como ponto forte que tem feito as pessoas buscarem mais a igreja e a proximidade com Deus, a insegurança do mundo atual, com destaque para a violência e o desemprego.

 

A Santa

 

Nossa Senhora da Conceição é mais um título dado pela igreja à Maria, Mãe de Jesus, pelo fato de ela ter sido concebida pura, sem o pecado original, daí a origem da palavra Conceição. Ela também pode ser chamada de Imaculada Conceição, ou seja concebida sem mácula. 

O padre Jerônimo explica que “Deus a fez especial em razão do que nela iria acontecer, ela iria ser a mãe do Salvador”. Além disso, ele destaca que Nossa Senhora da Conceição revela o modelo de cristão, já que “ela se fez primeiro discípula para depois se fazer mãe”. Para os católicos ela representa também um sinal de esperança e motivo de alento.

 

Confira a programação completa da festa da padroeira de Aracaju que acontece na Catedral Metropolitana:

 

6h30 – Oficio da Imaculada Conceição

7h – Missa dos Devotos

9h30 – Missa solene com o arcebispo Dom José Palmeira Lessa e a participação do bispo Dom Gregório Paixão de Salvador

11h30 – Lavagem da Conceição – ato promovido pelos centros de umbanda e candomblé

16h – celebração da consagração devocional

16h30 – Procissão (itinerário: ruas Propriá, Lagarto, av. Barão de Maruim, rua de Itabaiana e praça da Catedral) seguida de homilia e show pirotécnico

18h30 – Missa Campal em frente à Catedral

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais