Festa na Serra marca os 25 anos da Fundação FPPM

João Carlos Paes Mendonça fala da importância da família (Fotos: Kátia Susanna/ Portal Infonet)

Neste domingo, 19, moradores do povoado Serra do Machado em Ribeirópolis comemoraram os 25 anos da Fundação Pedro Paes Mendonça. A Fundação de responsabilidade do empresário João Carlos Paes Mendonça administra o Lar D. Conceição com a acolhida de idosos, Centro Educacional Auxiliadora Paes Mendonça, proporciona atendimento médico e odontológico à população e povoados vizinhos, além de uma Cooperativa de Artesanato e de Confecção.

O trabalho da Fundação estende-se a um Bairro do Futuro, onde 65 casas forma construídas para beneficiar moradores do povoado que não tinham casa própria e empreendedorismo por meio do Galeria da Serra com 13 pontos comerciais com atuação em diversos segmentos. Na cultura, a FPPM mantém a Orquestra Filarmônica e Coral Jovens e adultos da Serra do Machado.

Missa

Homenagem a esposa Auxiliadora Paes Mendonça

O padre Vicente Nunes Farias, destacou a importância da Fundação para o povoado. “Aqui na Serra do Machado parece que nos tornamos uma só família, parece que todos nós nascemos aqui. Porque o melhor lugar é onde você mora, a melhora família é a sua família e os frutos nós podemos perceber hoje através da família e de João Carlos Paes Mendonça”, frisou.

Legado

Durante a missa o homenageado João Carlos Paes Mendonça foi convidado a falar para a população e autoridades presentes e fez questão de chamar toda a família para citar a importância do legado.

“Aqui estão meus três netos, minha filha e meu genro e são eles que vão tocar tudo isso aqui. Também quero dizer que eu e a minha esposa [Auxiliadora Paes Mendonça] somos uma só carne. Foi ela quem sempre me incentivou”, disse emocionado.

A missa reuniu autoridades e a população da Serra do Machado

Orgulho

A filha do empresário, Jaci Paes Mendonça Tavares de Melo, falou do sentimento de orgulho e responsabilidade que ronda a família. “Sinto-me muito emocionada e feliz por tudo que ele construiu aqui. Cada ano observo ainda mais a necessidade que esses idosos e toda a população da Serra do Machado tem desse local. O que passo para os meus três filhos é que eles têm que seguir com essa obra e não pode deixar morrer”, diz.

Um marco

A fundação é um verdadeiro marco no município, reconhecido pelo gestor municipal como um divisor de águas na vida dos moradores do pequeno povoado sergipano.

O prefeito João de Nega

“Hoje a Serra do Machado é muito importante para o município, quase não fazemos um trabalho aqui, e isso acontece pela ajuda de João Carlos. Aqui me sinto aliviado e confortável porque João Carlos é pai e padrinho para a população do nosso povoado. A população da Serra está de parabéns”, diz o prefeito João Francisco da Cunha (PSB), conhecido como João de Nega.

Ao falar sobre a educação da Serra do Machado o prefeito faz referência ao trabalho que é desenvolvido na FPPM. “A educação aqui é como se fosse particular, realmente é um privilégio para a população ter uma educação tão boa”, observa o prefeito, acrescentando que a população do município é de 18 mil habitantes em 32 povoados. Para continuar os estudos, seja na universidade ou em cursos técnicos, a FPPM apoio estudantes que queiram ter aulas fora do povoado.

“Hoje não temos o que reclamar em relação a educação de Ribeirópolis, pois a educação anda bem, mas temos muito que melhorar em relação à saúde. Este é o meu desafio para 2014”, fala João de Nega.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais