Fim de semana permanece com tempo nublado e chuvas ocasionais

(Foto: arquivo/Portal Infonet)
A chegada de uma frente fria ao Estado na tarde da última quinta-feira, 20, surpreendeu a população sergipana. De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) a chegada do escoamento frontal (frente fria) já estava prevista há 15 dias.

O meteorologista da Semarh Overland Amaral explica a expectativa para o final de semana é de sol entre nuvens com pancadas de chuva. “Nesta sexta-feira, 22, o tempo permanece nublado no período matinal com chuvas na região do litoral, na parte norte do Estado e no agreste. À tarde, o tempo continua nublado no litoral e parcialmente nublado com chuvas na região central. Já à noite o tempo fica nublado em todo o Estado. A mesma previsão da madruga do sábado, que permanece com nuvens e chuvas isoladas, já o domingo amanhece parcialmente nublado, mas provavelmente não chove em Aracaju. A chuva retorna na segunda-feira, 25, com o tempo parcialmente nublado e chuvas isoladas”, conta Overland.

Leitura de Dados

A melhor precisão de localidade das chuvas por municípios só está sendo possível de ser lida pelo Centro de Meteorologista da Semarh por benefícios empregados pelo Governo do Estado na área de meteorologia de Sergipe.

Somente neste mês de outubro foi finalizada a instalação de 18 aparelhos Telepluviômetros -leitores de dados de clima e tempo-.  O Governo de Sergipe, através da Semarh, já adquiriu 13 Plataformas de Coleta de Dados(PCD) que foram instaladas em 2008. Juntos, os equipamentos somam a uma ampla malha de cobertura de tempo e clima para todo o Estado de Sergipe.

O investimento na área fez com que o Estado de Sergipe passasse a ser o primeiro Estado do Brasil com cobertura total de previsão do tempo e clima. Todos os seus 75 municípios são monitorados unitariamente e com a sua previsão diária.

Por Bruno Antunes, com informações da Semarh

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais