Fiscalização de bagagens ganhará fluidez em 2015

Atuação acontece em 2015 (Foto: Arquivo Infonet)

A Receita Federal vai utilizar em 2015 um novo sistema de fiscalização de bagagens de passageiros vindos do exterior. Haverá uma melhoria nos processos de seleção dos viajantes a serem inspecionados, permitindo a identificação precisa daqueles que se utilizam das viagens para fazer comércio ilegal de mercadorias. E ao mesmo tempo este aperfeiçoamento facilitará a vida dos turistas comuns, livrando-o de paradas desnecessárias.

Segundo o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Checcucci, o novo sistema vai facilitar a fiscalização, identificando o passageiro que aproveita as viagens internacionais para fazer comércio ou transportar mercadorias ilícitas, como drogas e armas. O turista comum, ao contrário, ganhará facilidades em sua chegada, tendo um tratamento ágil, célere, “já que a Receita Federal atuará de forma mais precisa, com foco apenas em quem efetivamente apresenta algum indício de ilícito”.

Checcucci informou que a Receita passará a receber das companhias aéreas, de maneira informatizada, dados sobre os passageiros, como bagagens, destino, duração da viagem. Esclareceu que esses dados já são fornecidos hoje pelas companhias de maneira não estruturada.

A partir desses dados, a Instituição poderá fazer suas análises de risco, cruzar com informações já disponíveis na sua base de dados, e selecionar os passageiros que eventualmente apresentem algum indício de irregularidade e que poderão ser direcionados para a fiscalização.

Fonte: Receita Federal 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais