Forró Caju 2022: reunião define detalhes sobre planejamento do evento

(Foto: Marcelle Cristinne)

Com a aproximação do mês de junho e do Forró Caju 2022, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 24, uma reunião com os representantes de secretarias e órgãos que participam do planejamento do evento que, neste ano, volta a ser realizado de maneira presencial.

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais da Comunicação Social (Secom), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Saúde (SMS), de Governo (Segov), da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Com ampla programação para a edição deste ano, o Forró Caju contará com dois palcos para os tradicionais shows de artistas locais e nacionais na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, além de outras intervenções culturais na praça General Valadão e em outros locais da cidade, a exemplo do Aeroporto Santa Maria e do Terminal Rodoviário Gov. José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova).

Por se tratar de uma grande festa, a gestão municipal tem se organizado antecipadamente para garantir que, nos dias de realização do Forró Caju 2022, tudo ocorra dentro do esperado, garantindo o sucesso da programação.

O presidente da Funcaju e coordenador geral do evento, Luciano Correia, ressaltou a importância do festejo para o fomento à cultura local, sem deixar de valorizar a economia, aumentando a renda dos aracajuanos.

“A finalidade é fazer do Forró Caju não somente uma forma de entretenimento e lazer para as pessoas, mas focar, também, na questão econômica, ou seja, no impacto econômico que a festa pode trazer, potencializando pequenos e grandes negócios da rede hoteleira, do turismo e dos pequenos comerciantes e ambulantes que ganham ou aumentam sua renda neste período”, disse.

Limpeza e outros serviços

Sendo a Emsurb responsável pela limpeza do local, cadastramento e regularização dos ambulantes que comercializarão no evento, e organização de outras estruturas, o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, ressaltou a importância da reunião com toda a equipe que está à frente do planejamento, para falar sobre os detalhes finais da organização, com o intuito de garantir que aracajuanos e turistas aproveitem os festejos juninos com conforto e segurança.

“Nesta reunião, pudemos definir os locais onde esses ambulantes poderão circular durante o evento e os locais onde será distribuído o pessoal dos bares. Falamos também sobre o sorteio dos ambulantes e todas as informações fundamentais para que a gente possa dar mais um passo na organização, com a aproximação do Forró Caju”, explica Bruno.

Segurança

Quanto à segurança do evento, o secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, garantiu que o Forró Caju 2022 contará com pessoal capacitado para manter a segurança da festa, a partir da contratação de vigilância desarmada e da presença da Guarda Municipal. Além disso, há, ainda, uma parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), para reforçar a segurança no local.

“A gente elabora todo o trabalho de segurança do Forró Caju, desde a fiscalização da estrutura montada para os palcos, camarotes e restaurantes, até a segurança das pessoas durante o evento, no sentido do controle de acesso. Estamos contratando uma empresa de vigilância desarmada e também teremos 300 guardas municipais no evento, que farão a segurança de todos em parceria com a SSP. Teremos, também, 30 câmeras de monitoramento espalhadas no local, para que a Guarda Municipal faça o monitoramento em tempo real e possa intervir de forma ágil em caso de ocorrência durante a festa”, pontua Silvio.

Saúde

Como forma de garantir, também, a segurança sanitária para aqueles que vão ao Forró Caju 2022, servidores da Secretaria Municipal da Saúde atuarão antes e durante o evento, com a fiscalização dos produtos alimentícios que serão comercializados no local, bem como com a disponibilização de atendimento médico, para o caso de ocorrências emergenciais na praça entre os mercados, como ressalta a secretária Waneska Barboza.

“Estaremos com vigilância sanitária para fazer a fiscalização de toda a alimentação e garantir que todos esses produtos sejam de qualidade. Também estaremos com a vigilância epidemiológica dentro do evento, fazendo testagem contra a covid e até mesmo realizando a vacinação. Então, quem ainda não tomou a vacina e quiser aproveitar, mesmo na hora dos shows, vai poder tomar sua vacina. Além disso, a SMS contará com o posto de atendimento médico, capacitado com nove leitos de atendimento, com três médicos, além de profissionais de enfermagem para atender as demandas no local. Contamos, ainda, com a presença do Samu para atender aquelas ocorrências que precisam de encaminhamento para os nossos hospitais de retaguarda”, detalha Waneska.

Planejamento

Em 2022, acontecerá a primeira edição presencial do Forró Caju, após dois anos, desde o início da pandemia de covid-19. Por se tratar de uma festa de grande porte, a gestão municipal já iniciou, há semanas, a organização necessária para que todos os dias do evento possam ocorrer dentro do planejamento estipulado, como destaca a secretária municipal da Comunicação Social, Tirzah Braga.

“A Prefeitura elaborou uma programação especial, que conta com a participação de mais de 80 artistas locais e nacionais, um grande evento que vai movimentar toda a cidade e, para isso, é necessário todo um planejamento para que tudo ocorra dentro do esperado”, completa Tirzah.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais