FPI encontra irregularidades no Mercado Público de Japoatã

(Foto: Ascom FPI/SE)

A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI/SE) identificou diversas irregularidades no Mercado Público do município de Japoatã. A fiscalização foi realizada na última terça-feira, 2, e identificou o descumprimento das normas ambientais e sanitárias vigentes.

Dentre as irregularidades encontradas no local, está o despejo dos dejetos do mercado em uma lagoa, que fica em frente ao mercado, sem qualquer tipo de tratamento, foi uma dela. “O acúmulo de resíduos sem tratamento contamina o solo, os lençóis freáticos e também os corpos hídricos que fazem parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco”, explicou o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira.

A equipe Abate – da FPI – também constatou que não há rede elétrica que possa sustentar o uso de freezer dentro do mercado. “Não existe pia, lavatório para mãos e nem para limpeza do mercado. Há deficiência de tudo”, relatou a coordenadora da equipe Abate, Salete Dezen.

No local, a FPI identificou que as carnes são expostas diretamente sobre as bancas e que há acúmulo de sujeiras no chão. Os fiscais também constataram a circulação de cachorros dentro do espaço, ferrugem nos ganchos onde as carnes são penduradas e a presença de gorduras e danos nas mesas de corte.

Obras

A FPI explicou que devido a uma decisão judicial, que ordenou o município a fazer adequações sanitárias no local, o mercado está passando por obras. No entanto, a equipe Abate constatou que as atividades que estão sendo feitas não são de adequação sanitária, mas apenas de reparos. Segundo a FPI, não existe projeto para as obras de adequação sanitária e nem licença ambiental para execução delas.

A visita ao mercado público de Japoatã foi acompanhada pelo promotor de Justiça que atua no município. O relatório da equipe Abate com todos os detalhes da fiscalização será encaminhado ao Ministério Público Estadual para as devidas providências.

Prefeitura de Japoatã

O Portal Infonet entrou em contato com a Prefeitura de Japoatã, por meio de uma rede social, mas até a publicação desta matéria, não houve resposta. A equipe de reportagem segue à disposição por meio do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Com informações da FPI/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais