FPI encontra irregularidades nos mercados de carne e peixe em Propriá

(Foto: Ascom FPI/SE)

A 6ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Sergipe deflagrada nesta segunda, 1º, constatou irregularidades nos mercados de carne e de peixes do município de Propriá.

A ação conta com o apoio de mais de 20 profissionais de 42 instituições e visa proteger o patrimônio natural e cultural dos municípios da região da Bacia do Rio São Francisco.

De acordo com a FPI, os mercados municipais já haviam sido fiscalizados em anos anteriores e, em 2019, havia sido regularizada a maioria dos problemas. No entanto, após nova fiscalização, foi constatado que a estrutura piorou mais uma vez.

Mercado de carne

Segundo informações divulgadas pela FPI, no Mercado de Carne foram encontrados equipamentos irregulares, a exemplo dos artefatos de madeira, e também estruturas oxidadas dentro da câmara fria, onde as carnes são armazenadas.

A coordenadora da Equipe Abate, Salete Dezen, explica que, em 2018, a fiscalização fez recomendações ao governo municipal, que regularizou a estrutura do mercado. “Em 2019, constatamos a melhoria da estrutura, inclusive com a construção da câmara fria, que foi um grande avanço”, explicou a coordenadora. “Agora, infelizmente, a estrutura voltou a se deteriorar”, completou.

A equipe foi recebida, em reunião, pelo prefeito de Propriá, Valberto de Oliveira Lima, que apresentou projeto para reforma do mercado de carne, já em fase de licenciamento ambiental. As informações da fiscalização serão reunidas em relatório para acompanhamento dos órgãos competentes, como Vigilância Sanitária (Covisa) e Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Mercado do Peixe

No Mercado de Pescados do município, a situação mais grave foi a do esgoto, que estava sendo despejado diretamente no Rio São Francisco, sem nenhum tratamento. A coordenadora da Equipe Abate, Salete Dezen, destacou a boa estrutura do mercado, contudo, relatou que no local não há câmara fria em funcionamento.

Salete revelou ainda foi constatado que os feirantes preferem comercializar seus produtos na feira, ao ar livre, no lugar de ocupar o mercado. “Poucas cidades da região têm uma estrutura como essa para comercialização de pescados. Mas das 20 bancas, apenas quatro são ocupadas regularmente em Propriá”, completou.

A Equipe Abate da FPI é formada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar do Estado de Sergipe.

O São Francisco

O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e um dos maiores da América do Sul. É um manancial cuja bacia hidrográfica abrange sete unidades da Federação e 521 municípios, tendo sua nascente geográfica localizada na cidade de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, em São Roque de Minas, ambas cidades situadas no centro-oeste de Minas Gerais. Seu percurso passa pelo estado da Bahia, segue por Pernambuco e Alagoas e termina na divisa ao norte de Sergipe, onde acaba por desaguar no Oceano Atlântico.

O Velho Chico tem área de aproximadamente 641 mil km², com 2.863 km de extensão. Atualmente suas águas servem para abastecimento e consumo humano, turismo, pesca e navegação. Ao longo dos anos, vítima da degradação ambiental gerada pelas atividades humanas, o Rio São Francisco tem sofrido grandes impactos e atualmente pede socorro.

Com informações da FPI/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais