FPI: fiscalização resgata pássaros, jabutis e teiú

Em uma casa a Equipe Fauna encontrou nove pássaros (Fotos: FPI)

A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI/SE) resgatou diversos pássaros silvestres, jabutis e teiús em residências na manhã desta segunda-feira, 25, em Propriá. Em uma casa a Equipe Fauna encontrou nove pássaros: dois papa-capins, dois azulões, um papagaio e quatro galos de campina (conhecido como cabeço). O proprietário das aves alegou que estava tentando regularizar os animais.

Ainda durante a operação, a equipe identificou mais animais silvestres em uma outra residência. No interior da casa foi descoberto um viveiro com três periquitos-estrela, dois fogo-apagou, dois caldos-de-feijão, um papa-capim e 15 jabutis, em reprodução, vivendo em um local bastante apertado, totalmente inapropriado para a espécie.

De acordo com a coordenadora da Equipe Fauna, Aline Borba, os proprietários foram  orientados quanto aos procedimentos legais que devem ser tomados para regularizar a criação dos animais.

Todos os animais foram encaminhados para um caminhão de resgate de animais da Polícia Rodoviária Federal – PRF e, em seguida, transportados para o centro de triagem onde biólogos e veterinários analisarão as condições dos animais.

Entrega voluntária de animais

Teiú apreendido

Enquanto durar a FPI, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC, onde funciona a Escola Municipal Josias Ferreira Nunes, localizado na Av. Ministro João Alves Filho, será o local de entrega voluntária de animais silvestres para a Equipe Fauna.

É importante que os animais não sejam soltos na natureza, pois muitas vezes não estão em condições de soltura imediata. No CAIC existe uma equipe preparada para receber os animais, dar a eles o tratamento necessário, verificar se podem ser soltos e depois realizar a soltura em local adequado para cada espécie.

Animais entregues voluntariamente durante a FPI não gerarão aplicação de multa aos proprietários.

Fonte: ascom FPI 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais