FPI-SE resgata pássaros silvestres em Japoatã

Animais resgatados (Fotos: FPI/SE)

A Fiscalização Preventiva Integrada, através da equipe Fauna, iniciou nesta manhã de terça-feira, 08, mais uma operação para combater a domesticação ilegal de animais pertencentes a fauna brasileira.

Técnicos da ADEMA, CBHSF, SEMA, IBAMA, com apoio dos policiais da PRF e PM/SE, fiscalizaram a Zona Rural de Japoatã, mais precisamente no povoado Poxim. Em uma residência localizada na Rua do Alecrim, a FPI apreendeu uma arma de fogo calibre 12, duas munições intactas, além de mais uma já deflagrada.

Cerca de sete pássaros silvestres também se encontravam no interior da casa sem qualquer documentação que comprovasse a legalidade dos bichos.

Apenas uma senhora de 47 anos de idade estava no local. A mesma alegou que a arma e os pássaros eram de propriedade de seu marido e que no momento tinha se ausentado para cuidar de assuntos pessoais. Membros da FPI aguardaram o deslocamento do proprietário da residência para tomar as providenciais cabíveis, porém na espera do seu companheiro a senhora passou mal, sendo socorrida por uma guarnição da PRF e encaminhada para um hospital no município de Japoatã.

Multas e apreensões 

A ADEMA lavrou um auto de infração e além disso apreendeu os animais silvestres. Já a PRF realizou os procedimentos criminais em decorrência da posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Foram resgatados 229 animais

Arma apreendida durante a fiscalização 

Ainda durante a fiscalização, outros povoados pertencentes ao município de Japoatã receberam a visita da FPI. 229 animais silvestres mantidos em cativeiros de forma irregular foram resgatados e encaminhados para a base da Fauna em Propriá-SE. Lá, eles passarão por uma triagem de biólogos, veterinários e ornitólogos onde será averiguada as necessidades de cada animal recebido.

Quatro armas apreendidas

A quantidade de armas de fogo apreendidas apenas na manhã desta terça-feira, na Zona Rural de Japoatã surpreendeu até os policiais. Além da arma citada no texto acima, mais três foram encontradas e apreendidas. Uma foi fruto de busca consentida pela irmã do proprietário de uma residência. Policiais da PRF entregaram a arma na delegacia e qualificaram o proprietário. Mais duas outras foram encontradas desmontadas e entregues voluntariamente.

Fonte: ascom FPI

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais