Frei Anílson se diz surpreso com a escolha do argentino

Frei Anilson admite estar surpreso com um
papado da America Latina (Foto: Portal Infonet)

O Frei Anilson Vasconcelos da Paróquia são Judas Tadeu, localizada no Bairro América, disse que a indicação do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como novo Papa foi uma surpresa, pois ele não configurava entre os favoritos nas últimas listas. Frei Anilson admite que não esperava pelo resultado, mas que a decisão é um motivo de alegria, já que o novo Papa possui origem humilde.

Para o Frei, a eleição do novo papa, Francisco, teve como pontos fortes avaliados o seu histórico de humildade.  Ele espera ainda que ele administre a Santa Sé assim como o bispado em Buenos Aires. "A surpresa foi maior ainda porque o Papa Francisco é o primeiro Papa latino americano. Agora teremos um papa próximo da nossa realidade. O que marcou ele como bispo foi a sua simplicidade. Era uma pessoa que pegava metrô, cozinhava sua própria comida, dentre outras atitudes que o tornaram símbolo da simplicidade”,disse.

Frei Anilson explica ainda que o nome escolhido por Franciso pode ter sido uma homenagem a dois santos, os quais tinham sua admiração. "Pode ser São Francisco de Assis, o pai dos pobres, ou São Francisco Xavier, padroeiro das missões e co-fundador da Companhia de Jesus", explicou.

Expectativa

Segundo Frei Anilson a Igreja espera que o novo Papa tenha uma visão mais atualizada do mundo, mas sem perder a essência religiosa. “É preciso dar passos um de cada vez, já que as mudanças são constantes. Todavia sem perder sua essência, os valores que acreditamos em defesa da vida e da família, o que é diz o próprio do evangelho”, conclui.

Novo Papa

Sucessor de Bento XVI, o argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito novo Papa ontem, dia 13. Ele agora será conhecido como Papa Francisco. Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em dezembro de 1936. Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina é conhecido por viver um estilo de vida sem ostentação.

Por Eliene Andrade

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais