Fundação Mamíferos Aquáticos celebra 25 anos com festa

Os 25 anos foram comemorados com festa (Fotos: Portal Infonet)

A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) completa 25 anos. Para comemorar a data, foi realizada nesta terça-feira, 23, uma festa para celebrar o ano comemorativo de jubileu de Prata.

A FMA tem a missão diária de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, visando a sustentabilidade socioambientalDurante a celebração, foi lançado o selo dos Correios pelos 25 anos da instituição.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), João Carlos Gomes, um marco da instituição foi a modificação do cenário do peixe-boi que estava ameaçado de extinção. “Um marco interessante é que surgimos no momento em que o peixe-boi estava em uma situação bem crítica, era um cenário onde a caça era um instrumento muito forte, as pessoas valorizavam o peixe-boi a partir do que se conseguia consumir ou vende-lo, e ao longo desses 25 anos com o esforço da fundação e outras instituições, o cenário mudou e hoje as pessoas de várias localidades agora passam a valorizá-lo", afirma.

João Carlos Gomes destaca as ações da FMA

João Carlos Gomes complementa que a mudança de comportamento é importante em termos de transformar uma realidade local em ações de conservação. Os esforços são direcionados não somente para as espécies, mas para os ambientes e as pessoas que convivem e habitam nessas áreas.

Ações

Em Sergipe, a FMA possui um projeto de monitoramento de praias ao longo de todo o litoral sergipano se estendendo para algumas áreas da Bahia e Alagoas. O objetivo é avaliar se existe algum animal que precisa ser resgatado e em casos de óbito, identificar quais as causas que envolveram a morte desse animal. “Temos também alguns projetos para perceber qual a diversidade desses animais aquáticos, aves, tartarugas marinhas e projetos também voltados a partir da obtenção de várias informações, disponibilizar isso para a sociedade de uma maneira geral através de palestras nas escolas e eventos em comemorações específicas”, diz.

Resgate

Selo em comemoração da FMA

O Corpo de Bombeiros é um dos aliados da FMA. Seu trabalho é de realizar o resgate dos animais encontrados fora do seu ambiente natural. Somente em 2014, a corporação registrou cerca de 23 casos em que foi necessário o trabalho do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate de diversas espécies.

Presente na solenidade, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), coronel Reginaldo Dórea destacou que o trabalho é de parceria com a Mamíferos Aquáticos. “A gente tem um convênio com a fundação. Esse ano fizemos resgates de animais e nessa abordagem precisamos entrar em contato com a fundação através do apoio do biólogo e os cuidados que os animais necessitavam”.

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais