Grande Aracaju já está com abastecimento normalizado

0

Equipes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) esperam recuperar o rompimento na tubulação da Adutora do São Francisco até o final desta terça-feira, 6, porém o abastecimento de água da Grande Aracaju já foi normalizado. Isso aconteceu porque, segundo o diretor de Operações, Sílvio Múcio, as duas bombas que haviam sido desativadas na madrugada de hoje, voltaram a operar colocadas já no final da manhã, aumentando a vazão de 1.700 litros por segundo para 2.400 litros por segundo, quantidade ideal para abastecer boa parte da capital, Socorro e Barra dos Coqueiros.

O diretor explicou que tão logo o rompimento na tubulação na antiga adutora foi detectado, equipes técnicas se deslocaram para o local e duas das seis bombas foram desativadas. Ele explica que se a Deso não tivesse concluído, em fevereiro passado, a complementação da Adutora do São Francisco, grande parte de Aracaju, toda a Barra dos Coqueiros e quase a totalidade de Socorro teriam ficado sem água. “Como temos uma nova tubulação, mantivemos ela operando normalmente, o que permitiu que a Grande Aracaju continuasse recebendo 1.700 litros de água por segundo. Isso permitiu que 70% das áreas abastecidas pela adutora não fossem afetadas”, diz Sílvio.

Parada na Cabrita

Está programada para esta quarta-feira uma parada programada da Estação de Tratamento de Água da Cabrita, em Aracaju. De acordo com o diretor de Operações, o objetivo é lavar os decantadores. A operação vai começar às 7 horas e deverá prosseguir até às 11 horas de amanhã, quando a Estação será imediatamente reativada. Isso significa dizer que até, no máximo, às 16 horas desta quarta o abastecimento estará normalizado. Em função da manobra programada, haverá redução no fornecimento de água nas seguintes localidades da capital: Coroa do Meio, Atalaia, Farolândia, Aeroporto, Aruana, Povoado São José, Robalo, Areia Branca, Mosqueiro e adjacências.

Fonte: Ascom/Deso

Comentários