Greve dos bancos mantém 75 agências fechadas

A greve nacional dos bancários entra nesta terça-feira, 20, no 27º dia, com 75 agências paradas em Sergipe. Continuam em greve os trabalhadores da Caixa Econômica Federal, do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e do Banco do Nordeste (BNB). Das 21 agências da Caixa Econômica existentes no Estado, 20 mantêm-se fechadas. No BNB, continuam fechadas 14 das 15 agências. E no Banese, ontem aderiu à greve o posto da Assembleia Legislativa, subindo para 41 agências paradas, sendo quatro parcialmente.

A greve teve início no dia 24 de setembro. Os empregados do Banco do Brasil e dos bancos privados voltaram ao trabalho no último dia 13. Aceitaram a proposta de 6% de reajuste apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) maior. Na negociação específica, os funcionários do BB conseguiram 3% a mais no salário base, atingindo 9%.

No caso específico do Banese, na segunda-feira, 19, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Ricardo Carneiro, tentou, através de mediação entre o Sindicato dos Bancários e o Banese, avançar nas negociações específicas.  Nessa mesma noite, a diretoria da instituição bancária esteve reunida com o governador em exercício, Belivaldo Chagas, que teria determinado a reabertura imediata das negociações.

Segundo o deputado Estadual Francisco Gualberto (PT), que participou da reunião, a expectativa é que já nesta quarta-feira, 21, o Banese e seus funcionários cheguem a um acordo referente à pauta específica de reivindicações dos banesianos, acabando com a greve nessa instituição.

“Nós todos sabemos que numa pauta com 38 itens dificilmente terá 100% de atendimento imediato. Mas o nosso desejo é de que o banco atenda tudo o que for possível atender, mostrando boa vontade, e que o sindicato também tenha compreensão sobre os fatos”, alertou Gualberto.

Nesta quarta-feira, dia 21, às 9h30, acontece nova audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). À tarde, às 16 horas, haverá nova assembléia para avaliação das propostas apresentadas pelo Banese e pela Caixa – que também tem audiência amanhã, no TST, às 9h. Os funcionários do Banco do Nordeste aguardam nova proposta do banco.

Veja o quadro de paralisações

Caixa Econômica: 20 das 21 agências continuam fechadas

Serigy

Augusto Leite

Augusto Maynard

CEFET

DIA

Fausto Cardoso

Francisco Porto

Justiça Federal

Shopping Jardins

Shopping Riomar

Siqueira Campos

Estância

Itabaiana

Itabaianinha

Lagarto

N.Sra da Glória

Propriá

Sergipe Del Rey – S. Cristóvão

Tobias Barreto

Simão Dias

PAB TRT

Agência Aberta

Maruim

Banco do Nordeste: 14 das 15 agências continuam fechadas

Aracaju Centro

Aracaju-Siqueira Campos

Boquim

Estância

Itabaiana

Lagarto

N. Sra das Dores

Propriá

Tobias Barreto

Neópolis

Carira

N.Sra da Glória

Laranjeiras

Simão Dias

Agência aberta

Gararu

Banese: 41 agências fechadas (04 parcialmente)

Central

Siqueira Campos

Magazine

Augusto Leite – Cirurgia

DIA – Distrito Industrial

CPD (parcial)

Shopping Riomar 

João Pessoa  

Santos Dumont (parcial)

Augusto Franco

Antônio Carlos Franco

São José    

José Figueiredo

Santo Antônio

Shopping Jardins

Luiz Garcia

Barão de Maruim

Eduardo Gomes

Ponto Novo

Posto Bugio

Posto Seplan

Posto Cehop

Atalaia

N. Sra do Socorro

Laranjeiras 

Carmópolis

Capela      

Umbaúba

Rosário do Catete

Barra dos Coqueiros

Lagarto

Canindé do São Francisco

Poço Redondo 

Areia Branca

Porto da Folha (parcial)

Pirambu

Japaratuba

Siriri

Glória

Riachuelo

Posto Assembleia

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais