GTA recebe visita de crianças do projeto “Amiguinhos da PM”

“Sempre que o helicóptero passava voando pela minha casa [no conjunto Almirante Tamandaré, bairro Santos Dumont] ficava muito curioso para ver quem estava dentro e como seria a aeronave de perto. Estou muito feliz hoje de conhecer o que eu somente via de longe. Um dia vou querer voar assim”, comemorou sorridente José Augusto, de 12 anos, criança beneficiada diretamente pelas ações do projeto social Amiguinhos da PM ao conhecer as instalações do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Sediado no Aeroclube de Aracaju, o Grupamento está ligado diretamente à Secretaria de Segurança Pública e conta com 15 homens realizando o policiamento aéreo em Sergipe.

As crianças foram contempladas com a visita ao GTA por educadores do projeto social Amiguinhos da PM como parte de uma premiação concedida ao grupo vencedor de uma gincana promovida no mês de outubro alusiva ao Dia das Crianças. “Definimos que a premiação concedida ao grupo vencedor da gincana seria dada através de passeios, entre estes a possibilidade de conhecerem de perto o funcionamento da aeronave e o cotidiano da tropa responsável pelo policiamento aéreo. Quebramos o espírito de competitividade entre o grupo unindo as crianças em premiações coletivas”, destacou o sargento PM Sandro Soares, coordenador do projeto Amiguinhos da PM.

O grupo chegou na manhã da quinta-feira, 12, ao local e foi recebido pela equipe do GTA de serviço na referida data composta pelos majores PM Fernando e César, capitão BM Danilo, tenente PM Fonseca e sargento BM Figueroa. “Para os policiais e bombeiros que atuam no GTA visitas desse tipo são importantes porque é uma atividade de cunho educativo e onde podemos estar ainda mais próximos da comunidade. Fazemos questão de mostrar como é o nosso cotidiano e apresentar ao público externo o trabalho que conduzimos no Estado”, destacou o major PM Luiz César Santana Reis, co-piloto do Grupamento Tático Aéreo.

As crianças ouviram diversas explicações sobre o funcionamento da aeronave, equipamentos, bem como tiraram as dúvidas que tinham em relação ao vôo do helicóptero. Os educadores sociais que acompanharam o grupo também ficaram satisfeitos com a recepção dos policiais e bombeiros presentes no local.

Na oportunidade, os policiais aproveitaram para destacar a estatística mensal de missões nas quais o GTA foi empregado entre os dias 12 de setembro e 11 de outubro. Um total de 30 horas voadas – como ocorre mensalmente – foi registrada no referido período, distribuídas entre patrulhamento aéreo, transporte dignitários, busca a desaparecidos, rebelião/fuga em estabelecimento prisional, operações policiais, vôo de instrução e vôo de filmagem e fotografia.

“Nosso grupo tem atuado principalmente em ocorrências que acontecem sem previsão e as operações com dia e hora programados para acontecer. Do nascer ao pôr do sol estamos prontos para atuar em qualquer situação em que a equipe for solicitada. No período da noite é que temos de programar antecipadamente nossa forma de atuação, mas a aeronave tem condições de atuar qualquer dia da semana e em qualquer horário”, garantiu o major PM Fernando Góes, piloto do GTA.

O Grupamento Tático Aéreo destaca que é aberto às escolas que desejarem realizar visitas educativas ao local, desde que sejam pré-agendadas e não coincidam com momentos em que a aeronave esteja sendo utilizada no policiamento aéreo. Informações: (79) 3241-2366.

Amiguinhos da PM

O projeto Amiguinhos da PMSE é uma ação preventiva que surgiu em julho de 2004 e beneficia atualmente 100 crianças carentes da comunidade do conjunto Almirante Tamandaré e adjacências, localizado no Bairro Santos Dumont em Aracaju. O projeto introduz na comunidade a filosofia da Polícia Comunitária, através das relações construídas com os parceiros locais, inserindo assim, novas formas de agir, pensar e trabalhar de modo interativo. São realizados junto às crianças trabalhos sócio-educativos, disciplina de vida e preparo para o convívio social futuro com crianças de 5 a 13 anos. O trabalho voluntário funciona na sede da 3º Companhia do 8º Batalhão de Policiamento Comunitário (3ª Cia/8° BPCom), na avenida Airton Senna s/nº, nas dependências da Associação de Moradores do conjunto Almirante Tamandaré, bairro Santos Dumont, zona norte da capital.

Atuação do GTA

Perante ato normativo baixado pela ANAC (RBHA 91 sub-parte K – regulamento brasileiro de homologação aeronáutica), a aeronave possui delimitação prevista em relação ao perímetro de ação territorial do helicóptero, bem como quanto às missões em que pode atuar.

Seguem possibilidades onde o GTA pode ser empregado ao ser solicitado pela Secretaria de Segurança Pública: Busca e salvamento, busca a desaparecidos, coordenação de operação, combate a incêndio urbano, combate a incêndio florestal, patrulhamento aéreo, transporte inter-hospitalar, defesa civil/apoio a enchentes, acidentes automobilísticos/diversos, operações policiais, operações de seqüestro, de assalto a banco, de escolta de presos, rebelião e fuga em estabelecimento prisional, operação de assalto a estabelecimento comercial, transporte de órgãos, de dignitários, demonstração técnico-profissional, vôo de instrução, de manutenção, de imprensa, de filmagem e fotografia e administrativo, cursos e estágios, prevenção em eventos, fiscalização ambiental, apoio a saúde, ao Detran, a órgãos de âmbito municipal, estadual e federal, apoio à iniciativa privada, bem como lançamento de paraquedista.

Fonte: PM/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais