Hemolacen assina convênio com o PNCQ

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemolacen) assinou um convênio com o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) para que o órgão possa realizar doações durante um ano de bolsas de plasma para o PNCQ. A parceria foi firmada mediante aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e agora os Bancos de Sangue e Hemocentros estão autorizados a fornecer o plasma contaminado ou de prazo de validade vencido aos Provedores de Ensaios de Proficiência, para preparação de amostras de controle.

 

As bolsas doadas serão aquelas cujos doadores tiveram confirmadas reações positivas para Síflis, Hepatites, Doença de Chagas, HIV 1 e 2, HTLV –1, assim como as bolsas negativas, com o prazo vencido ou que não tenham mais utilidades terapêuticas. Os plasmas fornecidos pelo Hemolacen serão destinados exclusivamente para preparar amostras-controle em teste de proficiência para laboratórios clínicos e bancos de sangue, cabendo ao Programa, a fiscalização desta utilização, assim como da aplicação das normas de biossegurança necessárias no manuseio.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais