Hemolacen necessita de doações

O Banco de Sangue do Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde de Sergipe (Hemolacen) informa que está necessitando da doação de sangue dos tipos “AB” positivo e negativo. Apenas 3% da população mundial possuem esse tipo sangüíneo.

A necessidade de reforçar o estoque aumentou diante da solicitação de algumas bolsas para atender a pacientes em estado grave de saúde, internados no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) e que serão submetidos à cirurgia neste final de semana.

De acordo com dados do Hemolacen existem os seguintes tipos e percentual de doadores, classificado em grupos (sistema ABO) e fator RH: “O” positivo, 45%; “O” negativo, 9%; “A” positivo, 34%; “A” negativo, 8%; “B” positivo, 8%; “B” negativo, 2%; “AB” positivo, 2,5%; “AB”, 0,5%. O doador de sangue “O” negativo é chamado doador universal, pois seu sangue pode ser utilizado por pacientes de quaisquer tipos sangüíneos.

O Hemolacen está realizando durante todo o mês, a coleta externa em empresas e entidades. Mas como o tipo sangüíneo “AB” é considerado raro, não foi possível repor o estoque. Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, ter peso mínimo de 50kg, e nunca ter contraído doença de Chagas, AIDS ou sífilis. Ex-pacientes de hepatite podem doar sangue dez anos após terem sido curados.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais