Hotéis devem contratar guardião de piscinas em 90 dias

Audiência com a promotora Euza Missano
Os hotéis de Aracaju tê-m um prazo de 90 dias para capacitar um de seus funcionários para ser guardião de piscina. Essa foi a principal decisão da audiência realizada na manhã de hoje, 28, no Ministério Público entre os proprietários de hotéis, o Corpo de Bombeiros e o MP, representado pela promotora Euza Missano. Os bombeiros serão responsáveis por promover um curso de capacitação aos funcionários a partir da segunda quinzena de março.

“Essa é uma segunda fase de um processo que o MP vem adotando há dois anos com os estabelecimentos. E eu acho que esse é o caminho correto”, fala Humberto Travaína, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). No entanto, o principal problema levantado pelos donos de hotel foi o tempo de estadia do guardião, e de funcionamento da piscina.

“É complicado. O estabelecimento que eu represento trabalha com três guarda-vidas, cada um em um turno. Mas isso complica para os  locais menores”, ressaltou Travaína. No entanto, a promotora Euza não viu grandes objeções dos hoteleiros. “Nós já sabíamos que iríamos contar com a boa vontade de todos. A necessidade do guardião não é só por efeito de fiscalização, e sim para manter a segurança dos hóspedes”, comentou.

Como requisito mínimo para o curso de capacitação para Guardião de Piscina, o funcionário deve ter a idade mínima de 18 anos e ter aptidão física. “O curso tem a parte voltada especificamente para o bombeiro, que é a de primeiro socorros”, comenta o comandante do grupamento marítimo dos bombeiros, capitão Miguel Pereira Filho. O curso tem duração mínima de quatro semanas.

Amanhã, 1º, será a vez das escolas e clubes se reunirem com o Ministério Público para regularizar sua situação. A discussão foi remotivada pelo acidente ocorrido durante a semana do carnaval, em que o menino de sete anos Endrik Dantas se afogou na piscina de um hotel e acabou falecendo. Com ele, foram somadas seis crianças vítimas de afogamento em piscinas num período de cinco anos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais