Governo perde prazo e não conclui melhorias no Hotel Palace

0
A justiça solicitou que toda esquadrilha do Hotel Palace seja retirada (Foto: Portal Infonet )

Apesar de já ter  se encerrado o prazo de 15 dias úteis dado pela Justiça para que o Governo do Estado adotasse medidas no Hotel Palace, a Emsetur solicitou no dia de ontem uma dilação [ampliação do prazo]. Até o momento, a Justiça não apreciou o pedido, mas na manhã desta terça-feira, 14, os comerciantes do local participaram de uma reunião para serem informados de como andam as melhorias.

Na decisão judicial, ficou determinado que o Governo do Estado teria 15 dias para regularizar o telhado do edifício, que apresenta falhas que causam infiltrações, fazer melhorias no playground e providenciar a retirada imediata das esquadrias e dos vidros de todas as janelas.

Segundo a solicitação feita no dia de ontem ao processo, a Emsetur informa que parte das esquadrilhas foram retiradas. E explica que o atraso se deu porque o trabalho só ocorreu aos domingos para evitar acidentes com transeuntes durante a semana. No documento, é solicitado também a dilação do prazo para que possa resolver os demais problemas, a exemplo da infiltração do telhado e do playground.

“A Emsetur está em tratativas diárias com os órgãos de engenharia e obras do Governo do Estado de Sergipe na tentativa de resolver os problemas no telhado e no playground do Hotel Palace, sendo assim, requer a dilação de prazo para apresentar as medidas que serão tomadas para a execução do referido reparo”, diz a juntada.

Essas mesmas informações foram passadas aos comerciantes na manhã de hoje pelo advogado da Emsetur, Hugo Lima. Kelly Macedo, representante da Master Síndico [empresa que administra o prédio], informa que enviará um e-mail ao Governo do Estado solicitando urgência nas obras já estipuladas pela Justiça.

“Parte da esquadrilha foi retirada. Só não entendo o motivo deles só trabalharem aos domingos, porque à noite e no sábado à tarde, o prédio também fica deserto e os transeuntes não correriam risco. Nossa maior preocupação é com a infiltração do telhado que pode piorar muito com o tempo de chuva”, alega.

O Governo do Estado enviou nota informando que a retirada das esquadrias e dos vidros de todas as janela do antigo Hotel Palace está em execução, com previsão de ser concluída no próximo domingo, 19, visto que o serviço, por orientação da Defesa Civil, só pode ser feito aos domingos, devido ao fluxo de pedestres nas proximidades do edifício. Com relação às demais medidas para regularizar o telhado e o playground, o estado irá estudar as possibilidades para as adequações, uma vez que demanda recursos financeiros.

Hotel Palace

A problemática do Hotel Palace e seus riscos vem se arrastando há alguns anos. Como o prédio pertence a Emsetur (Governo do Estado), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e a alguns comerciantes ali instalados, fica mais difícil que haja uma decisão unificada.

Apesar das diversas denúncias de riscos já apresentadas por laudos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Crea, os comerciantes permanecem brigando na Justiça pela permanência do local.

Na última semana, o TCE decidiu pelo envio de ofício ao Governo do Estado para saber o que este realmente pretende fazer com o local.

por Raquel Almeida

Comentários