Ibama apreende aproximadamente três mil caranguejos

Caranguejos foram devolvidos à natureza neste sábado, 20 (Foto: Ibama)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sergipe divulgou neste sábado, 20, a apreensão de aproximadamente três mil caranguejos da espécie Uçá. Desse total, pelo menos dois mil foram apreendidos na feira de livre da cidade de Itabaiana. A espécie está em período de andada, ou seja, de reprodução, e não pode ser capturada. 

De acordo com o Ibama, a fiscalização envolveu abordagens à ambulantes e também ações em bares, restaurantes, feiras livres e pontos de captura de caranguejo. “As pessoas podem comercializar os caranguejos, mas devem ter feito a captura fora do período de defeso. Além disso, eles precisam declarar seu estoque até o último dia útil antes do início de defeso. Aqueles que forem pegos sem a declaração, têm o estoque apreendido”, explica o chefe da divisão técnica do Ibama, Luciano Bazzoni.

A multa varia de R$ 60 a R$ 100 mil. A soltura dos caranguejos é feita em áreas de manguezal, consideradas preservadas, e não são divulgadas para evitar que as pessoas recapturem os animais.

Confira as datas do defeso:
Janeiro: 17 a 22;
Fevereiro: 1º a 6 e 16 a 21;
Março: 2 a 7 e 18 a 23.

Por Verlane Estácio

Veja o vídeo cedido pelo Ibama:

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais