IBGE divulga mapa de Aracaju e São Cristóvão com novo limite territorial

A modificação foi feita após à incorporação das informações repassadas pelo Governo do Estado

Aracaju e São Cristóvão passaram a contar oficialmente com uma nova configuração territorial nos produtos cartográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os mapas, disponíveis no site do IBGE, foram atualizados após o instituto incorporar à sua base de dados os limites municipais definidos pelo Governo de Sergipe, em cumprimento à decisão judicial transitada em julgado no processo nº 0005864-05.2010.4.05.8500, que homologou o traçado da linha divisória entre os municípios, firmado em 17 de julho de 2026.

A alteração atende à atualização territorial encaminhada, em julho, pelo Estado, responsável constitucional pela definição dos limites entre os municípios. Para realizar a atualização, o instituto recebeu o memorial descritivo, com mais de 300 coordenadas geográficas, e o arquivo gráfico contendo o novo traçado. Com base nessas informações, o órgão promoveu a adequação de seus mapas e bases geográficas.

“O limite é definido pelo Estado. O IBGE recebeu o memorial descritivo e o arquivo gráfico e incorporou essas informações à sua base”, explicou Marco Antonio Guimarães, chefe da Seção de Produção Integrada de Geoinformação (SPIG).

Com a atualização, todas as pesquisas e produtos geográficos do IBGE passam a utilizar o novo limite territorial. Entre as mudanças decorrentes da decisão judicial está a transferência de parte da população anteriormente contabilizada em Aracaju para São Cristóvão.

Com os novos limites, 9.524 pessoas passaram a ser contabilizadas como residentes de São Cristóvão, o que levou o município a ocupar a posição de terceira cidade mais populosa do estado, atrás apenas da capital e de Nossa Senhora do Socorro. Essa alteração já havia sido divulgada no fim de agosto, por ocasião da divulgação das estimativas populacionais de 2026 para todos os municípios brasileiros.

Alese

Apesar da atualização dos mapas e bases geográficas do IBGE, a definição dos limites ainda envolve outros trâmites. O Portal Infonet tentou contato com a Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para obter informações sobre o andamento desses procedimentos, incluindo o Estudo de Viabilidade Municipal e a realização de plebiscito para consulta à população, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. A equipe de reportagem permanece à disposição por meio do telefone (79) 99946 9711 e do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Com informações do IBGE

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários estão fechados.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais