IBGE inicia Censo Demográfico 2022 em Aracaju

(Foto: Divulgação IBGE)

O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciou na última segunda-feira, 20, com a pesquisa sobre a infraestrutura urbana, e conta com apoio da Prefeitura de Aracaju. Para a gestão municipal, a pesquisa é de grande importância para a criação de políticas públicas que devem beneficiar toda a população através dos dados que serão obtidos com o levantamento.

A primeira coleta deverá seguir até o dia 12 de julho. Durante esse período, os recenseadores estarão pelas ruas dos bairros da cidade para coletar informações sobre a capacidade e pavimentação das vias; bueiros e bocas de lobo; iluminação pública; pontos de ônibus e de van; existência de calçada; rampa para cadeirante; arborização; além de três novos quesitos que não foram investigados nem no Censo 2010, nem na Pnad, que são sobre ponto de van, via sinalizada para bicicleta e obstáculos na calçada.

Essa pesquisa será realizada por observação, sem entrevistas aos moradores. Ou seja, a população perceberá a presença dos recenseadores pelas ruas, mas não serão questionados. Conforme o IBGE, essa é a primeira vez que a Pesquisa do Entorno abrange todos os aglomerados subnormais localizados nas áreas urbanas, independentemente de terem arruamento regular ou não. Uma nova metodologia será utilizada pelos pesquisadores, para fazer a identificação do percurso em áreas labirínticas e sem sinal de GPS.

A Prefeitura entende a importância do Censo Demográfico 2022, pois apresentará dados específicos que servirão de subsídio para uma série de políticas públicas, envolvendo saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública e meio ambiente, entre outros temas.

Por isso, a gestão tem prestado apoio desde o início do processo para o Censo Demográfico 2022, inclusive fornecendo dois locais que servirão para a logística do IBGE. Um deles é a unidade da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), no bairro Santa Maria, além da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo.

Esses postos serão utilizados pelas equipes do IBGE durante a operação censitária, servindo como um ponto de apoio dos recenseadores e agentes envolvidos na coleta de dados em Aracaju.

A Prefeitura de Aracaju é parceira também na divulgação de ações que envolvem o Censo Demográfico, pois entende a importância deste trabalho para a criação de políticas públicas para o município que devem beneficiar toda a população através dos dados que serão obtidos com o levantamento.

Fonte: PMA 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais